PUBLICIDADE

Governo planeja concluir obra do VLT em dois anos

PUBLICIDADE

O secretário de Estado de Cidades, Wilson Santos (PSDB), declarou que o governo planeja incluir uma cláusula no contrato mantido com as empreiteiras que compõem o Consórcio VLT para concluir a obra do modal de transporte no prazo de dois anos. As obras estão programadas para serem retomadas ainda no primeiro semestre deste ano.

“A cada antecipação nós faremos uma compensação financeira. As empresas poderão trabalhar em até três turnos e assim a obra ser concluída com mais rapidez”.

A obra do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) está orçada em R$ 1,4 bilhão e são 22,2 km interligando os trechos CPA/Aeroporto e Coxipó/Centro. Já foram gastos R$ 1 bilhão com a maior parte do investimento aplicada na compra dos vagões de trem na gestão do ex-governador Silval Barbosa (PMDB).

De acordo com Wilson Santos, o Estado vai firmar um empréstimo financeiro com a União para retomar as obras do VLT. O valor financeiro, embora já tenha sido definido, só será divulgado após a homologação na Justiça Federal do acordo com o Estado e as empreiteiras que prevê a conclusão das obras do VLT.

“Vamos solicitar que o valor definido com as empreiteiras seja acompanhado pela fiscalização do Tribunal de Contas do Estado e Ministério Público de Contas para que possamos ter total transparência e certeza de que o dinheiro público está sendo devidamente aplicado”.

Após a conclusão das obras, o Estado planeja lançar uma licitação para firmar uma Parceria Pública Privada para a empresa operar o sistema do VLT no regime de concessão pública, seguindo assim o mesmo modelo já adotado no Rio de Janeiro, cidade que recentemente explora o modal de transporte considerado um dos mais modernos e eficientes.

“A operação seria igual a do Rio de Janeiro. Lá, a associação de transportes opera com 25% dividido com a Odebrecht, CCR e fundos de pensão da Caixa Econômica e Banco do Brasil. Nós estamos nomeando também o engenheiro civil José Piccoli Neto para atuar como secretário adjunto da construção do VLT, pela sua experiência como diretor de implantação do VLT no Rio de Janeiro”. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE