PUBLICIDADE

Governo passa a exigir 18 meses de registro para acesso ao seguro desemprego

PUBLICIDADE

Os trabalhadores desempregados que buscarem o seguro desemprego terão novas regras a partir de março. O governo federal alterou as normas de acesso ao benefício e aumentou para 18 meses o tempo de serviço necessário para ter direito ao seguro. O prazo aumentou 3 vezes, já que antes eram necessários apenas 6 meses de carteira assinada. Na 2ª solicitação, o período de carência será 12 meses. A partir do 3º pedido, voltará a ser 6 meses.

Com as medidas, o governo pretende economizar R$ 18 bilhões ao ano a partir de 2015. Em Mato Grosso, até outubro de 2014, cerca de 84 mil pessoas acessaram o seguro desemprego. A quantidade representa 94,3% do total registrado no ano anterior, que somou 89 mil durante os 12 meses.

Na antiga regra, para receber 3 parcelas era necessário ter trabalhado de 6 a 11 meses. Para incluir a 4ª parcela o período trabalhado tinha que ser entre 12 e 23 meses, e de pelo menos 24 meses para incluir a 5ª parcela. “Agora, na 1ª solicitação, ele vai receber 4 parcelas se tiver trabalhado entre 18 e 23 meses e vai receber 5 parcelas se tiver trabalhado a partir de 24 meses”, explica o diretor de Programas da Secretaria Executiva do Ministério da Fazenda, Manoel Pires.

Para a secretaria adjunta da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), Clélia Borges, as novas regras “inibem a alta rotatividade da concessão do seguro desemprego, ao mesmo tempo que o colaborador passa a ter maior estabilidade”. A atendente de balcão, Tatiana Dias, 26, diz concordar com as mudanças já que “muita gente aproveita do benefício para receber sem trabalhar, e isto é injusto”.

A recepcionista Tayane Cristina de Oliveira, 23, também concorda com a mudança porque “algumas pessoas trabalham metade do ano e folgam a outra metade”. Antes do atual emprego, Tayane trabalhou em uma clínica de odontologia por 1 ano e 6 meses, e conta que mesmo desempregada não quis o benefício, pois preferiu procurar emprego temporário.

Novo emprego em 2015 – Para quem quer começar o ano empregado, o Sistema Nacional de Empregos (Sine) dispõe de 300 vagas em Cuiabá. A construção civil é a que oferece mais oportunidades para ajudante de obras (30), bombeiro hidráulico (30) e eletricista (30). Os setores administrativos, de recepção, atendimento e outros também oferecem vagas. Para ter acesso às oportunidades basta procurar uma das unidades do Sine, próximo ao Pronto-Socorro ou Ganha Tempo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Boletim aponta 39 mortes por dengue em Mato Grosso e 12 por chikungunya

O último boletim epidemiológico divulgado pela secretaria estadual de...

Veículos ficam danificados após colisão em cruzamento em Sorriso

Dois veículos ficaram bastante danificados após colidirem no cruzamento...

Apostadores de Sinop e Sorriso ganham prêmio na Quina

Dois apostadores de Sinop e Sorriso acertaram, ontem à...
PUBLICIDADE