O governo do Estado oficializou a nomeação de 64 agentes para o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), ontem, aprovados no Concurso Público Unificado. Eles vão atender a demanda tanto no órgão como também nas Ciretrans, instaladas nos municípios. O entendimento foi firmado entre o secretário de Administração, Francisco Faiad, e o presidente do Detran, Gian Castrilon, com a participação do Sindicato dos Servidores do Detran (Sinetran).
"É compromisso do governador Silval Barbosa garantir o bom funcionamento da estrutura pública, sem deixar de observar a responsabilidade fiscal. O Detran é um dos órgãos importantes da administração estadual porque atua diretamente com o usuário, com grande demanda. Daí essa decisão", explicou o secretário de Administração.
Castrillon comemorou o número de nomeações. "Foi uma união de esforços que coincidiu com a necessidade real de aumentar a quantidade de agentes, assim aumentamos a celeridade do trabalho oferecido no interior do estado", afirmou o presidente, lembrando que a nomeação sairá nos próximos dias no Diário oficial.
O secretário Faiad destacou que o governo Silval Barbosa tem avançado na estruturação da máquina pública. Ele lembrou que, apesar do grande aumento da demanda, com o crescimento da frota de veículos, o Detran vinha trabalhando com um número de funcionários aquém. "Essas nomeações estão sendo feitas porque o governo tem cumprido bem com a compatibilização de arrecadação e gastos, garantindo o equilíbrio fiscal", acrescentou.
Os agentes de trânsito têm como atribuições as atividades de média complexidade. São examinadores, fiscalização, assistente de trânsito e vistoria de veículos, que exigem formação de nível médio e qualificação na área de atuação. Com as nomeações dos agentes para o Detran, sobe para 13.918 os contratados pelo Estado, por meio do último concurso do Estado. Restam pouco mais de 500 contratações.
Faiad informou que o Governo vai seguir com a política de melhoria da estrutura organizacional da máquina pública, procurando dar eficiência com redução de custos, sem afetar a qualidade de atendimento à população.