sexta-feira, 11/julho/2025
PUBLICIDADE

Governo não deve pagar indenização por acusação do Ministério Público

PUBLICIDADE

A desembargadora do Tribunal de Justiça, Antônia Siqueira Gonçalves, acatou a defesa da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e reverteu a condenação ao governo em um processo de indenização por danos morais. O processo foi movido por seis servidores públicos de Pontes e Lacerda, acusados pelo Ministério Público Estadual (MPE) por improbidade administrativa em decorrência do desaparecimento de dois quilos de cocaína apreendidos em um processo criminal.

Todos foram julgados e inocentados, o que os motivou a então processar o Estado por danos morais. Eles se sentiram ofendidos por terem sido indiciados pelo Ministério Público e o juiz da primeira instância condenou o Estado a pagar R$ 28,9 mil aos servidores. “O Estado de Mato Grosso foi condenado na primeira instância pelo fato de ter exercido o direito constitucional de ação e cumprido seu dever legal, por meio do Ministério Público”, explicou o Procurador do Estado Luiz Alexandre Combat.

Contudo, a desembargadora reverteu a decisão, pois, como consta no acórdão, “o Estado estaria sendo punido pelo mero exercício do direito de ação e no estrito cumprimento de dever legal”.

A decisão destaca ainda que o MPE, ao ajuizar ação de improbidade administrativa contra os autores, em virtude do desaparecimento de droga apreendida em processo criminal, agiu no exercício regular de um direito e no estrito cumprimento de um dever. “Não teria ajuizado uma ação civil pública contra os autores se não tivesse concluído, no Inquérito Civil, pela existência das possíveis irregularidades e sua autoria”.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Universidade Federal de Mato Grosso discute criação de novo campus

Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) recebeu hoje uma...

Idosa dada como morta consegue reativar benefício previdenciário em Mato Grosso

Uma aposentada conseguiu reaver seu benefício previdenciário, que havia...

IFMT abre vagas para contratação de professores em Sinop, Lucas e outras cidades

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) abriu processo...

Mutirão da Defensoria em Sinop e mais cidades oferece filiação socioafetiva

A filiação socioafetiva pode ser realizada gratuitamente por pais,...
PUBLICIDADE