PUBLICIDADE

Governo monitora experiências ambientalmente conscientes no interior de MT

PUBLICIDADE

O Gabinete de Assuntos Estratégicos (GAE), que é responsável pelo programa "Estratégia PCI", realizou uma expedição de monitoramento ao interior do Estado, cujo objetivo foi mapear as ações em desenvolvimento que se articulam às metas dos eixos Produzir, Conservar e Incluir (PCI). A viagem ocorreu na última semana e percorreu os municípios de Cocalinho, Querência e Alta Floresta.

A Estratégia PCI é uma ação coletiva, construída de forma participativa entre o Governo do Estado, representantes da sociedade civil, terceiro setor e empresas privadas, que visa tornar possível a expansão e o aumento da eficiência da produção agropecuária e florestal de Mato Grosso, aliada à conservação da vegetação nativa e recomposição dos passivos ambientais, com a inclusão socioeconômica da agricultura familiar e de populações tradicionais.

Em Cocalinho, no setor agropecuário, a equipe formada pelo secretário interino de Assuntos Estratégicos, Vinicius Saragiotto, e pelas gerentes de projeto Manoela Fróes, Ana Lídia Ferreira e Elaine Corsini conheceu o projeto “Carbono Araguaia”, uma iniciativa inovadora de acompanhamento da redução de emissões de gases de efeito estufa (GEEs) a partir da adoção de práticas de pecuária sustentável.

Fruto da parceria entre o Comitê Rio 2016 e a empresa Dow – parceira oficial de carbono do Rio-2016 – com o Grupo Roncador (MT), a ação tem como escopo compensar as emissões de carbono de aproximadamente mil hectares de propriedade da Agropecuária Água Viva, localizada naquele município, e de pelo menos outros 50 mil hectares de pastagens pertencentes a fazendas de pecuária da região. O projeto contribuirá diretamente para a meta de mitigar 2 milhões de toneladas de CO2 lançados na natureza durante as operações dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio-2016.

Conforme Ana Lídia, o Grupo Roncador atua também na implantação da “Liga do Araguaia”, outra iniciativa composta de vários projetos voltados para o desenvolvimento sustentável e para a adoção de práticas de origem controlada e responsável na pecuária.

No município de Querência, o grupo, também composto por representantes da Iniciativa para o Comércio Sustentável (IDH, sigla em inglês), parceira do Governo do Estado na execução da Estratégia PCI, apresentou ao Executivo da região o ousado plano de Mato Grosso, cuja meta despertou a atenção do mundo durante o Acordo de Paris (COP21), em dezembro passado.

Para Elaine Corsini, a oportunidade de ver em campo as experiências que já estão acontecendo, a maioria delas resultado de parcerias, expressam o sentido da Estratégia PCI “que é esse conjunto de esforços para promover a sustentabilidade das cadeias produtivas e para o desenvolvimento do Estado”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE