O governador Silval Barbosa liberou máquinas e óleo diesel para a realização de ações emergenciais no município de Arenápolis (258 km a médio-norte de Cuiabá), que está sofrendo com o excesso de chuvas no começo deste ano. Silval esteve reunido, esta tarde, com o prefeito do município, José Mauro Figueiredo, acompanhado de vereadores, lideranças comunitárias e do deputado Wagner Ramos. José Mauro fez um relato dos estragos provocados pelo excesso de água nas estradas e pontes de estradas vicinais que dão acesso aos assentamentos. A mais prejudicada de todas é a comunidade do assentamento “Imaculado Coração de Maria”, no qual moram em torno de 75 famílias e mais de quarenta estão em área de risco, segundo José Mauro . Ele explica que em mais de 30 anos morando em Arenápolis nunca viu tanta chuva neste período. “O solo não consegue mais absorve as águas que vão para os rios”, afirma. E com isso, as pontes estão sendo prejudicadas assim como as cabeceiras estão precisando de reparo.
O prefeito explica que não existem ‘desabrigados’, mas desalojados, já que a prefeitura agiu no auxílio para remoção das famílias cujas moradias estão em área de risco. Essas famílias estão morando em casas de parentes. Aquelas que ainda resistiam em permanecer, mesmo depois das orientações do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, já estão sendo removidas para outros locais.
O governador Silval Barbosa lliberou maquinários e óleo diesel para as ações emergenciais. Quanto à reconstrução e reparo de pontes e cabeceiras, o Silval determinou ao titular da Secretaria de Estado de Transportes e Pavimentação Urbana (Setpu), Cinésio Nunes de Oliveira realizar avaliação e estudo para imediata recuperação das pontes, principalmente.
A presidente da Associação de Moradores, Marilucia Gonçalves de Campos, diz que a situação do assentamento é bastante crítica. “Agora estamos aguardando o parecer da Defesa Civil”, informa. Segundo ela, o resultado foi bastante positivo e agora vai “lutar junto aos órgãos de habitação para auxiliar na reconstrução das casas”.