O Governo de Mato Grosso lançou uma plataforma virtual de transparência e apoio ao desenvolvimento da infraestrutura do Estado. O portal Central Infra apresenta dados online de obras, o plano diretor de transporte e demais ações realizadas pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística.
Profissionais da Sinfra com experiência internacional na área de infraestrutura, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), desenvolveram o portal que reúne tecnologia e ferramentas interativas de análise, planejamento e gestão.
A concepção da Central Infra é um dos resultados iniciais da parceria entre o governo de Mato Grosso e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), dos Estados Unidos (EUA), que doou, a fundo perdido, US$ 1 milhão, para realização de estudos, análises e projetos para aprimorar a logística do Estado, potencializar o turismo, preservar o meio ambiente e capacitar os servidores públicos.
“Com essa ferramenta é possível ter o acompanhamento simultâneo de todas as obras da Sinfra. Também está mapeada diversas informações valiosas como todo o fluxo de carga em Mato Groso, desde a origem ao destino, plano diretor de transporte. Temos dados, mapas e informações estratégicas acessíveis a todos”, afirmou o secretário da Sinfra, Marcelo Duarte, por meio da assessoria.
Em todo o Brasil, a ferramenta online e interativa é pioneira. O portal foi lançado durante reunião de apresentação dos primeiros resultados de cooperação técnica, firmada entre o governo estadual e o BID.
“A falta de planejamento logístico e de dados confiáveis e acessíveis sobre a infraestrutura de Mato Grosso, resultou em ações desastrosas e onerosas para os cofres públicos nas gestões anteriores. Por determinação do governador Pedro Taques, iniciamos um trabalho pautado no planejamento, que será decisivo na tomada de decisões futuras, para que os recursos públicos sejam aplicados de forma eficiente”, finalizou Duarte.
A Sinfra também lançou, durante a reunião com o BID, na última quinta-feira um livro que registra e apresenta todas as ações realizadas pela secretaria no período de 2015 a 2017. O material apresenta detalhadamente mudanças importantes na administração da secretaria, que demonstra resultados concretos para a sociedade e transformou para melhor a realidade logística do Estado.
Nesse período, o Governo de Mato Grosso fez 2,4 mil km de asfalto em rodovias estaduais, considerando as obras de construção (1mil km) e de reconstrução (1.400 km). Além disso, o documento apresenta os acordos estratégicos entre diversas organizações nacionais e internacionais, na busca de resultados para o Estado. O arquivo digital do livro será disponibilizado para download em breve no site da Sinfra.