A construção e manutenção de pontes realizadas pela Secretaria de Estado de Transporte e Pavimentação Urbana (Setpu), este ano, foram as maiores dos últimos cinco anos no segmento de madeira. Houve recuperação de mais de 7,2 mil metros de pontes de madeira, além a conclusão de 630 metros de pontes de concreto. O investimento total de ambos os segmentos foi de cerca de R$ 72 milhões. Outras demandas como contratação de obras e empréstimo para execução de programa de pontes também foram realizadas este ano.
No segmento de madeira, 89 obras contratadas realizaram a manutenção entre os serviços de reconstrução e reforma. Foram pouco mais de 2,8 mil metros de pontes reconstruídas e 4,3 mil metros reformadas em todas as regiões de Mato Grosso. Foram concluídas seis pontes de concreto nas MTs 456, 437 e 220 que somam 630 metros. A construção da ponte sobre o rio Aripuanã, na rodovia MT-206, entre o município de Colniza e o distrito de Guariba, está com o estágio físico de 40% dos serviços concluídos. Com 350 metros de extensão, a ponte de madeira é considerada a maior da América Latina do segmento e a previsão da substituição para concreto é de 365 dias consecutivos.
Além das ações anuais, o governo do Estado assinou um convênio junto ao Banco do Brasil no qual foram viabilizados R$ 470 milhões para execução do Pro-Concreto. O programa contém 13 lotes de obras, já licitadas pela secretaria, que somam pouco mais de 15,25 mil metros de 230 pontes por todas as regiões do Estado.