A infraestrutura turística de Mato Grosso foi um dos assuntos discutidos pelo secretário de Estado de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur), Jairo Pradela, com o ministro do Turismo, Gastão Vieira, ontem, durante a 24ª Reunião Extraordinária do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur), em Brasília.
Na reunião, o secretário fez a exposição dos projetos e investimentos que o governo do Estado está fazendo para melhorar a infraestrutura turística e consolidar o estado como um dos principais destinos do ecoturismo brasileiro. "Vamos investir até 2014 mais de R$ 300 milhões em projetos que vão contribuir para desenvolver o turismo de Mato Grosso. Além das obras de infraestrutura, que já começaram, estamos investindo, com apoio do Ministério do Turismo e da Embratur, na divulgação e promoção de Mato Grosso em todo o mundo", disse Pradela.
O ministro do Turismo destacou o momento que o país vive com a realização de vários eventos internacionais e fez um alerta aos gestores estaduais. "Os gestores estaduais precisam ficar atentos para garantir que estados e municípios aproveitem oportunidades de investimentos trazidos pelos grandes eventos e também feiras nacionais e internacionais que acontecerão nos próximos meses. É preciso entender que esse é o grande momento para o turismo brasileiro e a divulgação e participação em eventos é fundamental para a consolidação do destino Brasil", disse o ministro.
O secretário Nacional de Políticas de Turismo, Vinícus Lummertz, afirmou que é preciso aproveitar o momento para mostrar à população a importância do turismo para a geração de emprego e renda. "É o momento de colocar o turismo no centro da pauta de desenvolvimento do Brasil".