segunda-feira, 7/julho/2025
PUBLICIDADE

Governo institui operação Arco Verde para controle do desmatamento

PUBLICIDADE

O Governo Federal instituiu no âmbito do Plano de Ação para a Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal a operação Arco Verde, com objetivo de promover modelos produtivos sustentáveis nos municípios onde o controle e a redução do desmatamento sejam considerados prioritários. O decreto encontra-se publicado na edição desta sexta-feira em Diário Oficial, assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, os ministros Reinhold Stephanes (Agricultura), Carlos Minc (Meio Ambiente) e Guilherme Cassel (Desenvolvimento Agrário).

O documento cita que as cidades prioritárias para o controle do desmatamento na Amazônia Legal, atendidas pela Arco Verde, são aquelas listadas anualmente pelo Ministério do Meio Ambiente. A operação terá como diretriz a promoção do ordenamento fundiário e a regularização ambiental de imóveis rurais e de cadeias produtivas; disponibilização dos incentivos fiscais e creditícios com o objetivo de reduzir os índices de desmate da floresta; implementação de obras de infraestrutura ambientalmente sustentáveis.

A Arco Verde atuará também na geração de emprego e renda, baseada em atividades produtivas sustentáveis, incorporação ao processo produtivo de áreas abertas ou abandonadas, bem como outras acões definidas pelo comitê gestor. Por meio da operação o governo se dispõe, inclusive, a dar suporte aqueles municípios onde o desmatamento precisa ser controlado.

Ontem, dados divulgados pelo governo mostraram queda na destruição da floresta. Entre agosto de 2008 e julho de 2009, foram 7 mil quilômetros quadrados (km²) destruídos na Amazônia. Este, segundo a União, é a menor taxa anual de desmate já registrada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), desde o início do levantamento em 1988. Para Mato Grosso, a queda foi de 65% no igual período. 

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Peão morre após ser pisoteado por boi em rodeio no Nortão

José Thaysson Medeiros da Silva, de 21 anos, faleceu...

Dois morrem após carretas colidirem e pegarem fogo em rodovia de Mato Grosso

Dois condutores, de idades não informadas, foram encontrados sem...

Apostas de Mato Grosso ganham mais R$ 52 mil na loteria

Uma aposta de Santo Afonso (257 km de Cuiabá)...
PUBLICIDADE