O andamento da execução do plano de obras do setor de distribuição de energia elétrica relacionadas à Copa do Mundo, em Cuiabá, vai ser fiscalizado, ao longo deste mês, pela Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado de Mato Grosso (Ager/MT). O trabalho será realizado pela Coordenadoria de Energia e Saneamento (CES), que abrange nove obras sob a responsabilidade da concessionária de energia: ampliação das subestações CPA, Várzea Grande, Distrito Industrial e Cristo Rei; construção de dois alimentadores para atendimento à Arena Pantanal e um alimentador para atendimento ao Centro Treinamento Barra do Pari e a construção de 2 Linhas de Distribuição em 138 kV. Em reunião, hoje, a agência apresentou, no Morro da Luz, o roteiro de ações previstas para ser realizado até 17.
Segundo o presidente da Ager, Carlos Carlão Nascimento, também vão ser inspecionadas as instalações consideradas prioritárias pela concessionária para a qualidade do fornecimento de energia elétrica durante a Copa. Neste caso, estão instalações que atendem ao estádio, centros de treinamento, hospitais, segurança pública e rede hoteleira. Também serão verificadas as condições operacionais para atendimento ao evento, tais como estruturas de Call Center, Centros de Operações, Equipes de Manutenção, dentre outras estruturas.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) determinou que as concessionárias definissem o plano de manutenção e operação específico para as cidades-sedes, em 2013, com o objetivo de garantir o fornecimento de energia elétrica e evitar problemas durante o evento. As obras prioritárias foram definidas dois anos antes, nas 12 cidades sedes do país.