
De acordo com o secretário Eduardo Chiletto, os trabalhos irão contribuir para melhor trafegabilidade na via, como também aumentar a pista de rolamento em pelo menos 50 centímetros. Os serviços serão realizados em dois períodos, das 8h30 às 11h e das 14h30 às 16h30. O horário foi definido para não prejudicar o fluxo de veículos.
As ações de revitalização dos canteiros do VLT foram autorizadas pela Justiça Federal, devido ao contrato da obra do modal estar judicializado. No mês de agosto, a Secid protocolou os projetos que previam as mudanças nas avenidas da FEB, Tenente Coronel Duarte (Praianha) e Historiador Rubens de Mendonça. A expectativa da Secretaria era de que fossem formadas parcerias com os municípios para realização das intervenções nos canteiros.
Das propostas encaminhadas, apenas a prefeitura de Várzea Grande enviou retorno ao Estado, em que informou a não possibilidade de realizar convênio com a Secid, porém reforçou que a pasta poderia desenvolver as adequações necessárias nos canteiros. Em relação à Cuiabá, a gestão municipal não apresentou retorno sobre o projeto.
Ainda em relação à limpeza, Chiletto explica que o serviço é da alçada do Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande, atual responsável pela obra. Porém, devido a não execução dos trabalhos, o Estado realizará o serviço, que posteriormente será cobrado. A Secretaria reforça que já realizou notificações ao consórcio construtor para que o mesmo desenvolvesse as devidas ações de manutenção e limpeza nos canteiros, porém os trabalhos não foram executados.


