PUBLICIDADE

Governo do Estado instituiu fundo de desenvolvimento econômico para apoiar projetos

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias

O governo de Mato Grosso instituiu o Fundo de Desenvolvimento Econômico com o objetivo de dar apoio financeiro a programas e projetos de desenvolvimento regional e estadual e acelerar o crescimento econômico de Mato Grosso. É a união do Fundo de Desenvolvimento Industrial e Comercial ao Fundo de Desenvolvimento Rural.

O fundo é gerido pela secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e tem como gestor o Conselho de Desenvolvimento Econômico. “Com o Fundes, vamos acelerar o desenvolvimento econômico, viabilizar linhas de crédito especiais, estimular a produtividade nas empresas e o desenvolvimento de cadeias produtivas, além de propiciar investimentos na tecnificação da produção”, explica César Miranda, secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico.

O Fundes é focado em desenvolver projetos para empreendedores de empresas de micro e pequeno porte, empreendedores da economia criativa, além de pequenos e médios produtores rurais.

Além das finalidades de aplicação já previstas no Fundeic, foram acrescentadas possibilidades de aplicação em subvenção econômica; garantia de riscos nas operações de crédito mediante fundo de aval; financiamento a produtor rural (pequenos e médios); aporte de recursos na Zona de Processamento e Exportação (ZPE); aporte de recursos para a recuperação, conservação e manutenção de patrimônio cultural e histórico com potencial destinação turística.

A operacionalização de empréstimos e financiamentos, por exemplo, poderá ser feita pela Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso – Desenvolve MT e outras instituições financeiras, mediante contrato de parceria e cumprimento de uma série de obrigações. Entre elas, analisar propostas, viabilidade econômica, analisar garantias e prestar contas. Além disso, caso haja inadimplência por três meses, a instituição deverá rescindir contrato e ressarcir o Fundo.

A lei mantém a previsão de utilização de recursos do Fundo para aquisição de títulos públicos federais e provisionamento de crédito pela Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso – Desenvolve MT, desde que seja utilizado como contrapartida na captação de recursos de repasses a serem aplicados com a mesma finalidade desta Lei, ampliando as possibilidades de operações de financiamento da Desenvolve MT.

São principais fontes de recursos o percentual do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços incentivado das empresas beneficiadas pelo Programa de Desenvolvimento Industrial e Comercial de Mato Grosso e dos produtores rurais beneficiados pelo Programa de Desenvolvimento Rural de Mato Grosso  e retorno dos financiamentos e aplicações financeiras.

A leique cria o Fundes foi publicada em 29 de janeiro e entrará em vigor no dia 15 de março. Um grupo de trabalho formado por técnicos da secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, secretaria de Estado de Fazenda e da Desenvolve MT trabalha na elaboração do decreto para regulamentação do Fundo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Avançam obras de pavimentação em avenida de Matupá

Estão em andamento as obras de infraestrutura da avenida...
PUBLICIDADE