PUBLICIDADE

Governo do Estado entrega apenas 34% das obras prometidas para a copa

PUBLICIDADE

Das 56 obras prometidas pelo governo do Estado para a Copa do Mundo em Cuiabá, 19 foram concluídas antes de 31 de maio, ou seja, 34%. Para o Tribunal de Contas do Estado (TCE), a Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) fez o compromisso de concluir 17 obras consideradas essenciais para o evento, mas deste total, apenas a Arena Pantanal foi entregue em definitivo antes do prazo acordado.

Assim como em um jogo de futebol, a Secopa vai ter que vencer os prazos no final do segundo tempo. Não estão mais previstas inaugurações oficiais com discursos e fogos de artifícios, mas liberações para trazer mais a mobilidade urbana ao trânsito. A trincheira Santa Isabel, que tinha chances de ser inaugurada até dia 31 de maio, deve ter a parte de baixo e a segunda camada de pavimento nas pistas de rolamento agora em junho. Ela faz parte do conjunto de 3 obras que a Secopa pretende liberar antes da Copa. Também deve ser concluído até o Mundial o viaduto Dom Orlando Chaves e a duplicação e reforço da rodovia Mario Andreazza. O restante de 34 obras da Copa do Mundo devem ser concluídas até 31 de dezembro de 2014, junto com o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), conforme a promessa do governo de Mato Grosso, que contraiu cerca de R$ 3 bilhões em financiamentos para tocar todas as obras simultaneamente.

Obras essenciais – dentre as obras essenciais, a Secopa admite que no caso das trincheiras do Santa Rosa e Jurumirim/Trabalhadores não será possível os motoristas acessarem a parte de baixo até a Copa do Mundo, mas apenas pelas laterais. Contudo, as empreiteiras correm para atender o mínimo antes de 12 de junho. Até agora, para chegar ou sair do Aeroporto Internacional Marechal Rondon, os moradores de Cuiabá ou turistas ainda são obrigados a passar por desvios nos bairros da Manga e Ponte Nova.

A avenida da FEB é o ponto mais crítico e o que se esperava terminar até dia 31 de maio, mas não foi possível e a liberação da pista também foi deixada para junho, dias antes dos visitantes chegarem. A obra do aeroporto, que havia sido prometida ao ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, para 31 de maio, também está entre as não cumpridas. Pelo menos a parte do estacionamento e a melhoria do acesso é esperado pela Secopa para que seja concluído antes do início do megaevento.

A duplicação da Estrada da Guarita, que também havia sido prometida, esbarra no problema da desapropriação. A Secopa ainda precisa concluir 42% dos processos, principalmente relacionados ao VLT. Moradores e comerciantes da região ainda aguardam os depósitos judiciais que devem ser feito pelo governo, antes que as obras possam prosseguir.

Os Centros Oficiais de Treinamento (COTs), que estavam dentro da matriz de responsabilidade assumido pelo Governo junto a Fifa, ficarão apenas funcionais, ou seja, a obra será entregue para a Fifa inacabada com o mínimo de conforto necessário para os jogadores da seleção dos 8 países (Rússia, Coréia do Sul, Bósnia, Nigéria, Colômbia, Japão, Chile e Austrália) que vão jogar em Cuiabá.

Já a avenida 8 de Abril e a implantação do coletor tronco no córrego Mané Pinto é uma das estruturas que vão permanecer inacabadas. A promessa é de que a avenida 8 de Abril vai receber a pavimentação asfáltica.

Obras concluídas – a primeira obra da Copa que foi concluída foi a avenida Juliano Costa Marques, ao lado do Pantanal Shopping. Outras obras de pequeno porte também incluem rotatória do Centro de Eventos do Pantanal, construção de ponte sobre o Córrego Gumitá (avenida Jurumirim), complementação da rua Camburiú/Cabeceira, ponte sobre o rio Coxipó, duplicação e reforço das pontes na Mario Andreazza e na estrada da Guarita. Dentro do pacote do VLT, o consórcio responsável pelos trabalhos já concluiu o viaduto da Sefaz, viaduto do Complexo Viário do Coxipó, viaduto do Aeroporto e o viaduto da MT-040 e UFMT. Contudo, neste último caso, a população ainda não pode acessar a parte debaixo da obra, devido às obras da avenida Parque Barbado, ligando a avenida Fernando Corrêa da Costa à Arquimedes Pereira Lima.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Homem é socorrido em parada cardíaca após se engasgar com bolo no Nortão

O morador, de 52 anos, recebeu os primeiros atendimentos...

Sorriso: chaleira elétrica provoca incêndio em residência

O Corpo de Bombeiros combateu o incêndio, hoje, em...

Empresas de Sorriso estão com 92 vagas de emprego

Empresas e indústrias sediadas em Sorriso estão admitindo 92...
PUBLICIDADE