O governo do Estado reconheceu, hoje, o estado de emergência decretado pelo município de Pontal do Araguaia, em decorrência dos prejuízos causados pelas chuvas, que deixou estradas intrafegáveis com pontos críticos de atoleiros, isolou comunidades além de prejuízos na safra. O valor a ser repassado para reparos ainda não foi divulgado, no entanto, a oficialização é mais um passo dado para liberação, já que a União também já reconheceu a situação.
O Estado já havia reconhecido, ontem, os decretos também feitos pelas prefeituras de Sorriso, Ipiranga do Norte, Itaúba, Matupá, Nova Santa Helena, Nova Canaã do Norte, Novo Mundo, Nova Guarita e Terra Nova do Norte. Na semana passada prefeitos se reuniram com o ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, que recomendou atenção aos prazos e documentações.
Conforme Só Notícias já informou, os recursos, que vão depender da avaliação em cada cidade, serão destinados à locação de maquinários, aquisição de combustível e cestas básicas para serem distribuídas para famílias desabrigadas. As gestões devem abrir uma conta bancária.
Em Mato Grosso, 41 municípios de várias regiões foram atingidos pelas chuvas. Desses, 27 já decretaram situação de emergência, reconhecida pelo governo do estado.