O governador Mauro Mendes oficializou, ontem, a maior promoção de militares da história do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso. Ao todo, 513 militares, entre oficiais e praças, foram promovidos. Durante o evento, também foram entregues novas viaturas à corporação, anunciado o projeto de construção do novo Quartel do Comando-Geral dos Bombeiros e concluído o 1º Curso de Especialização em Moto Resgate e Intervenção Rápida.
A solenidade foi realizada na Arena Pantanal, em Cuiabá. Além do governador, participaram o comandante-geral do CBMMT, coronel BM Flávio Glêdson Vieira Bezerra, secretários de Estado, deputados estaduais, o prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini, além de vereadores, coronéis da corporação e familiares dos promovidos.
De acordo com o governador, a promoção dos militares, especialmente a dos soldados à graduação de cabo, é resultado de um esforço contínuo para aprovar a lei que corrigiu distorções e valorizou os bombeiros, que, de outra forma, ainda teriam de aguardar pelo menos dois anos para serem promovidos. Com o projeto de lei enviado pelo Governo à Assembleia Legislativa, a legislação de promoções foi atualizada, permitindo que 317 soldados que já possuíam o interstício necessário pudessem avançar na carreira. Além deles, foram promovidos, na solenidade, 75 oficiais e outros 121 praças, entre sargentos e subtenentes.
“Por algum problema da democracia pública, muitos de vocês já estavam há muitos anos aguardando essa merecida promoção, e talvez alguns ainda teriam de esperar um longo período. Depois de ver e conhecer de perto o importante trabalho que as Forças de Segurança realizam em Mato Grosso, não tive dúvida em preparar o projeto de lei para encaminhar à Assembleia Legislativa, que também não teve dúvida em aprovar, reconhecendo o trabalho fundamental que vocês desempenham em todo o Estado”, afirmou Mauro Mendes.
Ainda durante a solenidade, o governador anunciou novos investimentos para a corporação, com a entrega de viaturas, incluindo quatro caminhões Auto Tanque, um veículo Auto Produtos Perigosos e nove motos de resgate, totalizando R$ 9,7 milhões em recursos. Ele também participou da formatura do 1º Curso de Especialização em Moto Resgate e Intervenção Rápida, voltado a capacitar os militares para atuar na primeira resposta a emergências com agilidade, técnica e segurança.
Além disso, o evento marcou a apresentação do projeto arquitetônico do novo Quartel do Comando-Geral do CBMMT, que será construído no Centro Político-Administrativo, em Cuiabá, e encontra-se em fase final de licitação. A nova sede terá como objetivo modernizar e adequar os espaços administrativos, garantindo melhores condições de trabalho aos militares. A estrutura também vai fortalecer o atendimento às ocorrências na região da Grande CPA, já que o novo quartel contará também com uma base operacional voltada ao atendimento da região.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.


