O governo de Mato Grosso lançou, ontem, o Centro de Excelência em Inteligência Artificial de Mato Grosso (ceIA.MT), no Salão Nobre Cloves Vettorato, no Palácio Paiaguás, em Cuiabá. Segundo o secretário de Planejamento e Gestão de Mato Grosso, Basílio Bezerra, o Centro tem como missão preparar a gestão pública estadual para o uso estratégico, ético e inovador da Inteligência Artificial. “Por meio das ações do Centro de Excelência em Inteligência Artificial, buscamos promover soluções capazes de aprimorar os serviços oferecidos à população. Além disso, ele contribuirá para estabelecer Mato Grosso como referência em inovação governamental”, ressalta o secretário.
O ceIA.MT funcionará de forma vinculada ao Laboratório de Inovação da Seplag-MT, com foco em capacitação, consultoria, apoio a projetos, produção de conhecimento e disseminação de boas práticas. No que diz respeito às capacitações, atuará em três níveis: básico, para despertar a consciência digital; intermediário, transformando conhecimento em prática, e avançado, criando soluções que mudam o futuro. Ademais, o Centro de Excelência em IA busca estruturar uma rede de colaboração que una órgãos estaduais, setor privado, Academia e sociedade civil, estimulando a troca de experiências e o desenvolvimento de iniciativas conjuntas.
De acordo com o secretário adjunto de Planejamento e Governo Digital da Seplag, Sandro Brandão, há pelo menos 16 projetos sendo desenvolvidos que usam do potencial da inteligência artificial. “Ele é um convite para enxergarmos o futuro com coragem e responsabilidade. Ao inaugurarmos o ceIA.MT, afirmamos que a tecnologia não é fim em si mesma, mas meio para transformar a vida das pessoas. Queremos que nossos servidores dominem a Inteligência Artificial não apenas como ferramenta técnica, mas como linguagem de inovação, colaboração e serviço público. O mundo vive a era dos algoritmos, mas nós acreditamos que o valor maior está no humano que dá direção a essa potência. Por isso, fazemos questão de que cada passo seja guiado por ética, transparência e foco no cidadão”, salienta o adjunto.
O ceIA.MT atua nos seguintes eixos: formação e qualificação de servidores públicos em diferentes níveis de conhecimento em IA; apoio a órgãos e entidades estaduais no desenvolvimento e implementação de projetos de Inteligência Artificial; criação de uma rede de colaboração para fomentar inovação e troca de experiências; alinhamento do uso da IA a princípios éticos, de transparência e foco no cidadão; e realização de eventos, divulgação de cases de sucesso e integração com diversos setores.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.