PUBLICIDADE

Governo entrega mais de R$ 2 milhões em maquinários para Sinop, Nova Ubiratã e outras 11 cidades

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

A secretaria estadual de Agricultura Familiar (Seaf) entregou, cerca de R$ 2 milhões em máquinas, veículos e equipamentos para fortalecer a agricultura familiar em As entregas abrangem os municípios de Sinop, Acorizal, Marcelândia, Rio Branco, Barão de Melgaço, Brasnorte, Vila Rica, São José do Xingu, Diamantino, São José do Povo, Nova Ubiratã, Cuiabá e Serra Nova Dourada.

Com recursos de emenda parlamentar, foram entregues sete veículos pick-up (Hilux e Saveiro), seis carretas agrícolas basculantes de 6 toneladas, seis tratores cabinados de 80 cv, cinco microtratores a diesel, cinco pulverizadores, uma colhedora de forragem de área total, uma plantadora de mandioca de duas linhas e uma grade aradora de 16 discos.

A secretária de Estado de Agricultura Familiar, Andréia Fujioka, destacou que a mecanização é um dos principais instrumentos para garantir o futuro da agricultura familiar no Estado e estimular a permanência dos jovens no campo.

“O governo trabalha para que todos tenham acesso a equipamentos, investimentos e créditos. Com máquinas, sementes e mudas, reduzimos o êxodo rural e mostramos que há futuro para o jovem no campo. O desenvolvimento da agricultura familiar é a chave para reduzir desigualdades e garantir qualidade de vida às famílias mato-grossenses”, pontuou.

Autora da emenda, a ex-deputada federal e diretora da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Rosa Neide, apontou que a entrega dos veículos e equipamentos representa uma transformação na vida do pequeno produtor. “Um trator entregue a quem planta e cuida da terra faz toda a diferença. O trabalho dessas comunidades é o que pode tirar o Brasil do mapa da fome”, avaliou.

Uma das máquinas, um trator, foi entregue à Terra Indígena (TI) Erikpatsa, em Brasnorte. Para Neiriane Taerik, primeira presidente mulher da Associação Indígena da Aldeia Barranco Vermelho (ASIBV), o equipamento recebido vai ajudar na produção de alimentos e também na venda do excedente. O território conta com cerca de 3 mil indígenas.

“Agora poderemos fortalecer a agricultura familiar de cada comunidade, produzindo cará, batata, milho e melancia, tanto para nosso consumo quanto para a venda do excedente”, frisou.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Concluída obra de asfaltamento em rodovia no Nortão

O governo de Mato Grosso concluiu as obras de...

Incêndio em parque florestal é extinguido pelos bombeiros em Mato Grosso

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso extinguiu,...

Secretaria realiza ação social e entrega de cestas básicas em Mato Grosso

A secretaria estadual de Assistência Social e Cidadania (Setasc)...

Bombeiros combatem incêndio em área florestal em Sinop

A equipe do Corpo de Bombeiros combateram o incêndio...
PUBLICIDADE