O Sistema de Monitoramento da Qualidade do Ar em Mato Grosso foi premiado na 17ª Mostra Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação e na 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que foram realizadas no Centro de Eventos do Pantanal, neste mês, em Cuiabá. Mato Grosso recebeu a 3ª colocação na categoria inovação com o Projeto “Sistema de Monitoramento da Qualidade do Ar de Mato Grosso (Qualiar): Inovação Tecnológica e Ciência Cidadã para Enfrentamento das Mudanças Climáticas“.
Este projeto está sendo desenvolvido em parceria conjunta entre a secretaria estadual de Meio Ambiente (Sema), por meio da Coordenadoria de Monitoramento da Água e do Ar e a Universidade Federal de Mato Grosso, através do Programa de Pós Graduação em Física Ambiental (PPGFA), que foi responsável por inscrever o projeto no evento.
“Foi um orgulho integrar essa equipe que em tão pouco tempo de desenvolvimento e resultados já está tendo o seu trabalho reconhecido, gerando produtos inovadores para o povo mato-grossense”, destacou o Coordenador de Monitoramento da Água e do Ar da Sema, Sérgio Figueiredo.
No mês passado, foi lançado o Portal de Monitoramento da Qualidade do Ar, em tempo real, permitindo que órgãos ambientais e sociedade acessem boletins diários de qualidade do ar. Com investimentos na ordem de R$ 854,7 mil, o Governo do Estado adquiriu 30 sensores que integram a Plataforma. A meta é que até o final de 2026, sejam instalados sensores nos 142 municípios de Mato Grosso.
Além de Cuiabá e Várzea Grande, os municípios de Barão de Melgaço, Poconé, Barra do Bugres e Primavera do Leste, Campo Novo do Parecis, São Félix do Araguaia, Rondonópolis e Guarantã do Norte já tiveram sensores instalados.
Mais seis municípios do interior terão sensores instalados até o fim deste ano, são eles: Sinop, Alta Floresta, , Barra do Garças, Nova Mutum, Alto Araguaia e Feliz Natal.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.


