Em reunião realizada hoje com o presidente do Instituto Nacional de Metrologia Normalização Qualidade e Tecnologia (Inmetro), Carlos Augusto de Azevedo, o governador de Mato Grosso, Pedro Taques, confirmou a retomada da construção da sede do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem-MT) do estado. Esta é a 1ª vez que um presidentes do InMetro visita o estado em 20 anos.
“Além da retomada da construção da sede do Ipem/MT, queremos discutir a cessão de um terreno no Distrito Industrial para ampliar o trabalho de verificação da parte metrológica de medições de caminhões tanques; o que já existe e que serve de estrutura para este serviço conta com uma planta antiga e não oferece condições para que possamos executar os trabalhos de forma adequada”, disse Azevedo. A ampliação deste terreno será discutida com o secretário-chefe da Casa Civil, Paulo Taques, e com o secretário de Infraestrutura, Marcelo Duarte.
O presidente do Inmetro elogiou a postura do governador Pedro Taques. “Uma postura de colaboração, sem a qual não é possível dar andamento a estas ações”. Carlos Augusto salientou ainda que a forma de gerir Mato Grosso também contribui para uma melhor conversa entre a União e o estado.
O governador solicitou que Paulo Taques e o presidente do Ipem-MT, Márcio Lara Pinto Toledo, que acompanharam a reunião, intermedeiem encontro entre o presidente do Inmetro e o titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Ricardo Tomczyk, e de outros órgãos, como o Instituto Mato-grossense da Carne (Imac), com objetivo de possibilitar a construção de três laboratórios.
“O 1º laboratório servirá para controlar a qualidade de algodão, algo muito importante para conseguir preços competitivos no mercado internacional”, disse Carlos Augusto de Azevedo. Um encontro com os gestores do Instituto Mato-grossense do Algodão (IMA) foi definido para discutir o assunto.
Em seguida, as autoridades iriam discutir com representantes da Federação da Agricultura e Pecuária (Famato) e da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) a construção de um laboratório voltado para melhorar a qualidade da soja, com o propósito de fazer dela material de referência. “Queremos trabalhar no melhoramento do produto”, explicou Azevedo.
Outro ponto a ser abordado com autoridades mato-grossenses seria a construção de um terceiro laboratório: o de carne. “Queremos tornar possível realizar a troca da carne congelada pela carne resfriada, que tem muito mais valor de mercado”, disse o presidente do InMetro. Para tanto, Pedro Taques determinou que fosse realizada uma reunião com os diretores do Imac.
O Ipem/MT têm por finalidade a execução das atividades relacionadas com a metrologia, a normalização, a conformidade e a certificação de produtos e serviços, observada a legislação pertinente. Já o Inmetro é uma autarquia federal, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, que atua como Secretaria Executiva do Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Conmetro), colegiado interministerial, que é o órgão normativo do Sistema Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Sinmetro).