PUBLICIDADE

Governo cria sistema para reduzir degradação florestal em MT

PUBLICIDADE

O governador Silval Barbosa (PMDB) sancionou, hoje, a lei que cria o Sistema Estadual de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal, Conservação, Manejo Florestal Sustentável e Aumento dos Estoques de Carbono Florestal (REDD). O objetivo é promover a redução progressiva, consistente e sustentada das emissões de gases de efeito estufa decorrentes de desmatamento e degradação florestal, bem como a conservação, o manejo florestal sustentável e a manutenção e aumento dos estoques de carbono.

A lei aponta que as metas de redução de emissões por desmatamento e degradação florestal, os níveis de referência dessas emissões e a data para início da contabilização das reduções dessas emissões no sistema serão definidos por decreto com base no Plano e na Política Nacional de Mudança do Clima e demais legislações federais em vigor.

Com isso, entre as diretrizes do sistema está identificar vetores e tratar de forma efetiva e permanente as causas estruturais do desmatamento e da degradação florestal; promover a conservação e a restauração dos ecossistemas naturais; promover o manejo florestal sustentável de uso múltiplo das formações florestais e promover a recuperação das áreas degradadas.

O conselho gestor, órgão diretor e deliberativo do Sistema Estadual será composto por até 12 membros, com composição paritária entre órgãos de governo e organizações da sociedade civil. A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) exercerá o papel de órgão executor, responsável pela implementação do sistema. Ainda definição de quando ele entra em vigor, efetivamente.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Motociclista bate em lateral de ponte e morre em Mato Grosso

Um homem identificado como Sandovaldo Santos Alves, de 55...
PUBLICIDADE