O edital para a contratação temporária de agentes penitenciários em Mato Grosso foi publicado hoje. O secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos, Luiz Antônio Possas de Carvalho, disponibilizou 100 vagas, além de cadastro reserva, em função da greve dos servidores. Os contratados trabalharão na capital. A carga horária é de 40 horas e salário de R$ 1.997,35. As inscrições podem ser feitas até às 15h.
Os interessados devem ter ensino médio completo, residir no município de lotação, ter disponibilidade de horário, entre outros. O prazo de contrato será de um mês, podendo ser rescindido a qualquer momento. Caso houver necessidade o contrato poderá ser prorrogado pelo tempo que perdurar a greve. A convocação será publicada amanhã.
Em Mato Grosso, conforme Só Notícias já informou, são cerca de 2,2 mil agentes penitenciários. Os profissionais paralisaram as atividades no dia 26. Os serviços como visitas, bando de sol, atendimento aos advogados estão interrompidos.
Os profissionais querem melhores condições de trabalho e reposição salarial. Ontem, em assembleia os servidores decidiram que a paralisação segue por tempo indeterminado. O governo do Estado já conseguiu três liminares na Justiça, inclusive uma que declarou a greve ilegal.
De acordo com o presidente do sindicato da categoria, João Batista de Souza, a greve continua até o governador aceitar receber os representantes da categoria e a retomada das atividades parlamentares na Assembleia Legislativa, onde irão buscar possível respaldo dos deputados estaduais para aprovarem projetos que atendam as reivindicações dos servidores. “O governo só promete, assina acordo perante a Justiça, mas não cumpre. Agora queremos ter o apoio dos parlamentares”, disse.