Beneficiários de programas federais (Bolsa Família e Seguro Desemprego) e alunos do 2º e 3º ano do Ensino Médio da rede pública, interessados em cursar ensino profissionalizante gratuito não podem perder o período de inscrição dos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O número de vagas na Capital chega a 260 em sete cursos divididos em nove turmas. A chance de conquistar uma nova profissão é promovida pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec), e o período de inscrição segue até o final de dezembro.
Os cursos a serem realizados nos bairros Jardim Fortaleza, Parque Atalaia, Pascoal Ramos, Pedra 90 e Pedregal são ‘Auxiliar Administrativo", ‘Auxiliar Financeiro", ‘Auxiliar de Recursos Humanos", ‘Operador de Computador", ‘Padeiro", ‘Costureiro" e ‘Eletricista de Rede de Distribuição de Energia Elétrica".
A duração dos cursos do Programa Federal varia de dois a quatro meses. Eles serão realizados nos períodos matutino, vespertino ou noturno. A previsão de inicio das aulas é entre janeiro e fevereiro. Todos os alunos recebem uniforme, lanche, transporte e material didático.