Os governadores dos Estados de Mato Grosso, Pará, Amazônia e Amapá já discutem a reformulação de uma agenda de trabalho comum a ser apresentado em dezembro na Convenção das Partes sobre o Clima (COP 15) de Copenhagen, na Dinamarca.
O secretário de Meio Ambiente do Pará, Valmir Ortega, disse durante participação no painel ‘Como lidar com as diferentes abordagens em nível estadual e federal. Os potenciais desafios e as oportunidades pela frente’ do XIV Katoomba Meeting Brasil 2009, nesta quinta-feira (02.04), em Cuiabá (MT), que os Estados têm realidades diferentes, que precisariam obrigatoriamente de soluções distintas, mas buscam mecanismos que possibilitem um entendimento.
Ortega lembrou do memorando de entendimento, assinado na Califórnia pelos quatro governos, em 2008, na edição passada do Katoomba Meeting. A previsão é que esse debate se fortaleça até o final do semestre. Segundo ele, precisa-se criar uma plataforma aberta, sobretudo, aos produtores e à sociedade. “Um conjunto de parcerias para ter uma base de entendimento que possam gerar debates para o tema”, sugeriu.
Assim, acrescentou o secretário do Pará, é necessário desenvolver um conjunto de experiências para quando o REDD (Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação) for pactuado no mercado internacional.