O governador Silval Barbosa visita, amanhã, as obras de construção e instalação do módulo operacional (MOP) do Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande, a partir das 16h. O MOP é uma obra emergencial destinada a melhorar as atuais condições de desembarque, enquanto é aguardada a construção das obras definitivas de ampliação do novo aeroporto, conforme consta na matriz de responsabilidade, assinado pelo governo federal, com vistas a Copa do Mundo de 2014.
O governo do Estado entende que o início das obras é a confirmação que o calendário conveniado com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) está sendo cumprido. Segundo o secretário extraordinário de Estado de Acompanhamento da Logística Intermodal de Transportes, Francisco Vuolo, a obra do MOP deverá se entregue até novembro e vai significar uma melhoria bastante acentuada no desembarque dos passageiros.
O MOP terá um investimento de R$ 2,2 milhões e 675 metros quadrados. Ele será equipado com duas esteiras, quatro banheiros e terá capacidade para 700 mil passageiros ao ano. Quanto a construção do novo aeroporto, Vuolo destaca que o projeto preliminar já foi aprovado e agora uma empresa de engenharia está trabalhando na execução do projeto básico e conforme as novas determinações da presidenta Dilma Rousseff, também do projeto executivo.
Essa nova etapa prevê o alargamento da pista de desembarque, que deverá ter 23 metros de largura, área exclusiva para voos internacionais, pontos de freeshop, oito novos boxes, quatro esteiras modernas e mais uma quinta para desembarque internacional. O estacionamento tabmém será ampliado passando para 400 lugares.