PUBLICIDADE

Governador reúne secretários e alerta para agravamento da crise econômica

PUBLICIDADE

O governador Pedro Taques convocou os secretários de Estado para uma reunião no Palácio Paiaguás, ontem pela manhã, em que fez uma avaliação de todos os meses de gestão e abriu espaço para que, por meio de um amplo debate, cada secretário tivesse oportunidade de falar sobre as dificuldades de suas pastas. Foram analisados o cenário macroeconômico da economia brasileira e os impactos que ele tem sobre o estado de Mato Grosso. Taques também oficializou a criação da Câmara de Gestão para a análise de todas as políticas públicas que o governo vem desempenhando e determinou que ela passe a atuar dentro das secretarias de Estado.

O secretário de Fazenda Paulo Brustolin afirmou que a crise nacional, que rebaixou o país no grau de confiança externa, tem repercussões gravíssimas sobre todos os cidadãos e, dessa forma, o Governo de Mato Grosso está preparando uma série de medidas para que possa enfrentar esse momento de dificuldades que o Brasil vive. “Mesmo fazendo todo o dever de casa nós não somos imunes. Vemos vários estados brasileiros com dificuldades, que tiveram vários problemas em 2015 e não queremos que isso aconteça aqui. Vamos tomar todas as medidas necessárias para que o Estado se mantenha no trilho e seja um exemplo para a nação brasileira”.

Mato Grosso recebeu 77% menos transferências de repasses do governo federal em 2015 em relação a 2014, o que torna a situação dramática, analisou Brustolin. A falta do repasse do Auxílio Financeiro para Fomento às Exportações (FEX) por parte do governo Federal, que seria de aproximadamente R$ 1 bilhão, que foi cobrado de forma incisiva pelo governador Pedro Taques e seus gestores, teria consequências bem mais drásticas se não fosse a criação do Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos (Cira), que ajudou a equilibrar as contas no estado, com a recuperação de R$ 500 milhões de ativos. Esse montante foi investido em áreas prioritárias, como saúde, educação e segurança e também para manter os salários em dia. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Carga de carreta pega fogo ao encostar em cabos de energia no Nortão

As chamas danificaram o carregamento de uma Scania R500...

Mergulhadores pesquisam cavernas submersas em Nobres

A equipe de mergulhadores que realiza expedição de pesquisa...

Sorriso investirá na criação de espaços lúdicos com mais de 40 novos playgrounds

A prefeitura de Sorriso realizou, ontem, registro de preços...
PUBLICIDADE