Uma reunião foi marcada pelo governador Silval Barbosa (PMDB) com representantes do Sindicato dos Servidores do Detran-MT (Sinetran-MT), logo mais, às 14h, no gabinete dele. A entidade já anunciou que a categoria deve entrar em greve a partir da próxima segunda-feira (29). A presidente, Veneranda Acosta, está sem perspectivas concretas de que o problema do sucateamento seja resolvido. "A categoria quer uma resposta do governo, queremos a reestruturação do Detran, tanto física quanto organizacional. Ainda não tivemos um posicionamento sobre o encontro com o governador, aguardamos a agenda, mas o indicativo ajuda a pressionar para o diálogo, porque queremos que o problema seja resolvido de forma definitiva. Não queremos paliativos", argumentou.
A presidente do sindicato, considera que o Detran nunca realizou o seu papel institucional de fato, como a questão da fiscalização do trânsito. "Estamos em 2º lugar como o trânsito mais violento do Brasil, e tudo porque o Detran não assume as suas funções, o Código de Trânsito é de 1997, e determina a implantação da Escola Pública de Trânsito, o que não aconteceu em Mato Grosso, até hoje", ressaltou.
No último dia 19, o Sinetran ingressou com pedido de dissídio coletivo de greve para que o Governo do Estado dê início às negociações com a categoria quanto ao Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS), além de encontrar uma solução para a falta de estrutura e sucateamento que a entidade tem em todas as unidades do Estado, prejudicando os usuários.