PUBLICIDADE

Governador ouve demandas na área ambiental e de segurança durante Caravana da Transformação

PUBLICIDADE

No segundo “Dia D” da Caravana da Transformação em Peixoto de Azevedo, o governador Pedro Taques se reuniu com representantes de cooperativas de garimpeiros da região norte e com membros dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública (Conseg) da região para debater políticas públicas para o setor. As reuniões foram realizadas na manhã deste sábado (10.09), no gabinete instalado especialmente para a Caravana.

A primeira reunião do dia foi com os mineradores cooperados, que apresentaram a realidade da atividade de extração do ouro no extremo norte de Mato Grosso. A principal demanda do setor é a criação de uma política pública para o desenvolvimento sustentável dessa atividade econômica. Um segundo encontro entre o governador e representantes do setor e dos órgãos públicos ligados à mineração será agendado em Cuiabá, nos próximos dias.

Pesquisadora do Centro de Tecnologia Mineral do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação, Zuleica Castilhos realizou um estudo no Brasil sobre áreas com potencial para o desenvolvimento do "ouro ético" e concluiu que Mato Grosso está entre essas áreas. Para ser certificado como "ouro ético", a extração do mineral precisa seguir rigorosamente parâmetros sociais, econômicos e ambientais. "Mato Grosso está muito maduro para iniciar um projeto de implantação do ouro ético e Peixoto de Azevedo tem potencial para implantar uma área com essas exigências". De acordo com a pesquisadora, apenas Colômbia, Peru e Mongólia possuem áreas credenciadas de ouro ético.

"É um orgulho para nós, é gratificante ver que o setor pode ser atendido pelo Governo do Estado, o qual se mostrou comprometido em atender a demanda da classe. Esperamos que tudo comece a avançar de forma a causar uma transformação", avaliou Gilson Camboim, que representou a Cooperativa dos Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto.

A segunda reunião do dia foi com Conselhos Comunitários de Segurança Pública (Conseg) do extremo norte de Mato Grosso. Na ocasião, foram apresentados dados sobre a segurança pública na região, ações e demandas, bem como os investimentos que estão acontecendo na área, como o chamamento de profissionais de segurança, concursos e aquisição de equipamentos.

Na sexta-feira (09.09), o secretário de Estado de Segurança Pública, Rogers Jarbas, se reuniu com a comunidade e membros da sociedade civil organizada para repassar à população as informações referentes à segurança. Na ocasião, foi reforçada às instituições presentes a necessidade do registro de Boletim de Ocorrência, considerando que os avanços na segurança pública dependem também da análises desses dados.

Para o governador Pedro Taques, inserir o gabinete de governo nas Caravanas da Transformação é uma forma eficaz de ouvir e ver de perto as demandas do interior. “Viemos aqui para trazer serviços de todas as secretarias, saúde, cidadania e também ouvir a comunidade. A Caravana é a oportunidade de concretizar políticas públicas, além de manter o compromisso de trazer o estado para próximo do cidadão”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Seis são condenados pelo assassinato de pai e filha em Mato Grosso

Foi condenado, ontem, pelo tribunal do júri, seis integrantes...

Várzea Grande decreta emergência após danos causados pelas chuvas

Foi decretada, hoje, situação de emergência em Várzea Grande,...

Asfalto cede e carro fica com pneu preso em avenida de Sinop

Um Fiat Idea ficou preso após parte do asfalto...

IFMT abre seletivo para contratar professores em Sorriso, Alta Floresta e mais cidades

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de...
PUBLICIDADE