Faltam 500 dias para o início da Copa do Mundo de 2014. O governo do Estado aponta que dezenas de obras serão entregues ainda este ano. Ações estratégicas para o evento também estão em execução para garantir que o evento seja um sucesso, aproveitando a visibilidade internacional que Cuiabá terá durante a competição para impulsionar o turismo.
"Queremos impressionar o mundo em 2014 e, para isso, não temos poupado esforços para executar grandes projetos de infraestrutura em curto espaço de tempo. Além das obras de travessia urbana, as intervenções para a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) estão ganhando volume rapidamente e já iniciamos as obras de reforma e ampliação do Aeroporto Marechal Rondon", destacou o governador Silval Barbosa.
Dentre as obras previstas na Matriz de Responsabilidades, todas estão em andamento sob responsabilidade da Secopa e, além de preparar a cidade para o maior evento esportivo do mundo, ficarão como legado para todos os mato-grossenses. "2013 será o ano das inaugurações e a principal obra da Copa do Mundo, a Arena Pantanal, ficará pronta em outubro", afirmou o secretário da Secopa, Maurício Guimarães. O secretário acrescentou ainda que a transparência na condução dos projetos é fundamental para garantir os resultados e envolver a população na realização desse megaevento.
Os investimentos públicos para Copa em Mato Grosso somam cerca de R$ 3 bilhões, dos quais R$ 2,06 bilhões estão vinculados às obras de mobilidade urbana. Com previsão de atrair cerca de 70 mil turistas durante o Mundial, os impactos na economia vão impulsionar a geração de empregos, recirculação do dinheiro, aumento dos investimentos no Estado, setor de alimentação, prestação de serviços, entre outros segmentos.
Obras em andamento
Arena Pantanal – Com capacidade para 44.336 torcedores, a Arena Pantanal foi concebida a partir de modernos conceitos de funcionalidade e sustentabilidade. O projeto já recebeu vários prêmios, inclusive um internacional e foi elogiado por instituições ligadas à arquitetura nacional. A obra está com 55% dos trabalhos finalizados e será entregue à população em outubro deste ano.
Aeroporto Marechal Rondon – As intervenções no aeroporto incluem a construção de quatro pontes de embarques e desembarques; novas esteiras, serviços de TV Link Digital, sistema de monitoramento de veículos operacionais e sistema de vigilância 24 horas, além da reforma, adequação e ampliação do estacionamento do terminal de passageiros. Com a reforma e ampliação, a área construída passará dos atuais 5.460 para 13.200 metros quadrados. A capacidade também subirá de 2,5 milhões para 5,7 milhões de passageiros ao ano, oferecendo melhor estrutura e segurança. O investimento é de R$ 77,2 milhões e a obra será entregue à população em dezembro deste ano.
Veículo Leve Sobre Trilhos – Com dois eixos, CPA-Aeroporto e Coxipó-Centro, o modal será implantado no canteiro central das avenidas Historiador Rubens de Mendonça, FEB, 15 de Novembro, Tenente-Coronel Duarte (Prainha), Coronel Escolástico e Fernando Correa da Costa. Serão três terminais de integração e 33 estações, que terão uma distância média de 500 a 600 metros entre um ponto e outro. Ao longo dos 22,2 quilômetros de trajeto do VLT serão edificados cinco viadutos, quatro trincheiras e três pontes. A capacidade máxima de passageiros será de 400 pessoas por veículo e o tempo de espera para o embarque será de até quatro minutos. A obra será concluída em março de 2014.
Travessia Urbana – As obras de travessia urbana na capital mato-grossense são resultado de um convênio entre o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e o Governo do Estado de Mato Grosso, na ordem de R$ 165 milhões. Essas intervenções abrangem os trechos urbanos de três rodovias federais (BRs 364/163/070), que englobam as avenidas Miguel Sutil, Fernando Corrêa da Costa e FEB. Estão em andamento a construção das trincheiras Jurumirim/Trabalhadores, Santa Rosa e Verdão, o viaduto do Despraiado, o Complexo Viário do Tijucal e o viaduto da Dom Orlando Chaves .
Corredor Mário Andreazza – O corredor Mário Andreazza tem duas etapas: a duplicação da ponte Mário Andreazza e a duplicação da rodovia Mário Andreazza. O objetivo é facilitar o acesso do aeroporto à Arena Pantanal e também ao Centro Oficial de Treinamento da Barra do Pari, o COT, de Várzea Grande. As obras do Corredor Mário Andreazza totalizam cerca de R$ 46 milhões e devem ser entregues em novembro deste ano.
Obras de acesso à Arena Pantanal – Estão em andamento a duplicação da estrada da Guarita, a duplicação da ponte sobre o rio Pari, a trincheira Mário Andreazza e algumas obras de pavimentação em ruas e avenidas próximas ao estádio.
Outras intervenções de mobilidade urbana – Dezenas de obras de mobilidade não previstas na Matriz de Responsabilidades também estão em andamento na cidade, como duplicação de avenidas, construção de pontes, asfaltamento de ruas e alargamento de vias. A função dessas obras é desafogar o trânsito das principais avenidas na cidade, melhorando também o acesso a bairros populosos da capital.
Centros Oficiais De Treinamento (COTs) – O Governo de Mato Grosso construirá dois Centros Oficiais de Treinamento (COTs), conforme as obrigações assumidas com a Fifa para realizar o evento. O COT da Barra do Pari (capacidade para 3 mil torcedores), em Várzea Grande, está com a etapa de terraplanagem em andamento. O COT da UFMT (capacidade para 1.500 torcedores), em Cuiabá, está em licitação e o início das obras está previsto para março deste ano. Ambos serão concluídos até dezembro de 2013.