PUBLICIDADE

Governador diz que ‘oficialmente’ Mato Grosso não tem confirmação de Coronavírus; assista

PUBLICIDADE
Só Notícias (atualizada 18:23h)

O governador Mauro Mendes está concedendo entrevista coletiva, neste momento, anunciando novas medidas preventivas para evitar o Coronavírus. “Não temos oficialmente pela metodologia do Ministério da Saúde nenhum caso ( confirmado no Estado). A contra prova foi remetida a órgãos oficiais e esperamos confirmação”, declarou. Nesta terça-feira à noite, a prefeitura de Rondonópolis informou que constatou um caso. Em Cuiabá é esperado resultado de contra prova de outro exame.

O secretário de Saúde, Gilberto Figueiredo, informou que, esta tarde, foi divulgada a nota informativa 14 com dados oficiais do governo do Estado com 25 casos suspeitos – dentre eles 6 deles em Cuiabá, 4 em Rondonópolis, um em Lucas e um em Sinop. “Os casos noticiamos como definitivos (um Cuiabá e outro em Rondonópolis) estão no nosso radar e estamos aguardando contra prova”. O secretário explicou que o principal protocolo para unidades de saúde pública e privadas e a notificação para o sistema de vigilância do governo e o caso de Rondonópolis não foi feito. Os laboratórios que fazem exames também devem ser credenciados. “Quero tranquilizá-los que temos equipe muito competente para implantar ações necessárias, com segurança”, reforçou Gilberto.

Mauro anunciou como medidas o credenciamento para contratação emergencial de profissionais da saúde; em hospitais públicos e privados, fica restrito a um acompanhante por paciente internado, por tempo indeterminado; suspensão de agendamentos de cirurgias eletivas em hospitais estaduais; fica recomendada ao setor privado a suspensão de eventos que concentrem mais de 50 pessoas em ambientes fechados e mais de 100 em ambientes abertos, a exemplo de atividades em feiras, academias, cinemas, clubes, missas, bares, restaurantes e boates. Outra medida definida hoje é que empresas concessionárias de transporte público no Estado devam adotar medidas para garantir maior higiene. As visitas em todas as cadeias, unidades e socioeducativos ao Estado de Mato Grosso ficam suspensas por 15 dias, podendo ser prorrogadas.

O governador reforçou que “é muito importante, determinante, que todos nós continuemos tomando medidas preventivas, de contato social e de higiene”, reforçou. “Recebemos doação das indústrias de álcool de 200 mil litros de álcool 70% que serão usados nos hospitais e órgãos públicos estaduais para ajudar na higiene”. “Estamos fazendo operação de guerra (para distribuição nos municípios”, anunciou o governador.

O médico Abdon Salam Khaled Karhawl também participa da entrevista coletiva. Ele disse que não é preciso preocupação se não for encontrado álcool gel. “Se fizerem higiene com água e sabão é importante. Não é só com álcool gel. Evitar aglomeração de pessoas é muito importante”.  “As pessoas mais idosas devem evitar de sair”. “A aglomeração de crianças deve ser restrita. Não é para ir para o parque brincar, não se aglomerar na rua. É preciso restringir contato social. Não foram suspensas aulas para brincar, é para ficar em casa e é importante os pais entenderem isso e limitar”.

Ele aponta que Mato Grosso está tomando medidas importantes, corretas e deve ter impacto menores”.

Assista

https://www.facebook.com/govmatogrosso/videos/520001418946518/

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Carro tomba após colisão com outro em Sinop

O acidente envolvendo o Renault Logan e o VW...

Terminam domingo inscrições de seletivo de estágio do Poder Judiciário em Mato Grosso

Inscrições do processo seletivo de estágio do Poder Judiciário...

Supermercados Machado inaugura sua primeira loja em Sorriso

Sorriso ganhou, nesta terça-feira, (10) um novo marco...

Dois motociclistas morrem após acidente no Nortão

Paulo Henrique Fonseca, de 34 anos, e Flávio Vieira...
PUBLICIDADE