PUBLICIDADE

Governador apresenta ações de revitalização do centro histórico de Cuiabá

PUBLICIDADE

O governador Pedro Taques apresentou as ações já realizadas e as propostas do Executivo estadual para a revitalização do Centro Histórico de Cuiabá durante sua participação no seminário “Cuiabá mais 300 anos: Uma proposta de Política Pública para a Ocupação Sustentável do Centro Histórico de Cuiabá”, promovido pelo Instituto Teotônio Vilela de Mato Grosso (ITV/MT), ontem.

Na oportunidade, Taques destacou a reforma do Palácio da Instrução, assim como a do Cine Teatro. “Nós reformamos o Palácio da Instrução. Foi uma reforma conjuntural para que nós tivéssemos a Bienal de São Paulo, visitada por nove mil alunos, e agora nós teremos este ano novamente a Bienal de São Paulo e também uma grande exposição do Santos Dumont. Nosso sonho é misturar a cultura , a arte mato-grossense com o que vem de fora. A ideia é que nós possamos mostrar e fazer esta miscigenação”.

Ele anunciou outras propostas, como a criação do Centro de Economia Criativa no Grande Hotel de Cuiabá, a transferência da biblioteca Estevão de Mendonça e a criação da Escola de Arte. “A biblioteca estará localizada na Comandante Costa, esquina com a Voluntario da Pátria. O projeto já está pronto, destinamos R$ 3 milhões para começar esta obra. A nossa ideia é também subir a Getúlio Vargas e chegar ao Arquivo Público, em frente ao Arquivo Público nós temos o primeiro Tribunal de Júri do estado de Mato Grosso. Já estamos conversando com o Desembargador Rui Ramos para que ali seja a Escola Livre de Arte. A ideia é criarmos este importante corredor para revitalizar o centro da cidade”.

Segundo o chefe do Executivo, é preciso aproximar o cidadão e mostrar a importância cultural deste município que é a capital de todos os mato-grossenses. Para isso, neste mês de abril o governador irá transferir seu gabinete e irá trabalhar durante um dia na casa dos governadores. “Vamos começar a despachar pelo menos uma vez por mês na casa dos governadores e também faremos algumas recepções ali, assim nós levemos o cidadão para o centro da cidade”.

Outra ação anunciada foi o lançamento do projeto “O grande rio Cuiabá” que irá tratar da retomada da navegabilidade do rio. “Nós vamos abraçar o rio Cuiabá com a navegação de 16 quilômetros. Este projeto é muito importante, porque cidades históricas estão voltadas para o rio, mas Cuiabá ainda esta de costas para o rio. A ideia é propiciar a navegação desde Bonsucesso, passando por São Gonçalo Beira Rio, chegando até a Passagem da Conceição”.

Encerrando sua participação no evento, Pedro Taques, registrou apoio a esta iniciativa do ITV/MT e afirmou que tem trabalhado junto às instituições, a sociedade civil organizada e a prefeitura para a recuperação do Centro Histórico do município. “A ideia é que o Estado possa estar junto com a sociedade civil organizada, com o município de Cuiabá para que nós possamos comemorar os 300 anos em 2019”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Pescador fisga jacaré ‘por engano’ em rio de Mato Grosso

O youtuber e pescador amador Anderson Guedes postou em...

Custo da produção de milho em Mato Grosso tem novo aumento

O projeto CPA-Mato Grosso apurou que, em agosto, o...

Bombeiros fazem captura de arara que ‘invadiu’ casa em Alta Floresta

A Arara-canindé (Ara ararauna) foi encontrada no interior de...
PUBLICIDADE