Após oito anos em funcionamento, a Secretaria de Estado das Cidades (Secid) conseguiu o primeiro alvará de prevenção contra incêndio e pânico do Ginásio Aecim Tocantins. O documento, que foi emitido pelo Corpo de Bombeiros no dia 23 de junho, comprova que o espaço esportivo agora está regular conforme prevê a lei 8.399/2005.
Além das questões de segurança, o espaço também está liberado para a realização de eventos. Relatório técnico elaborado pela Secid, aponta que os problemas estruturais, verificados em auditoria, foram corrigidos adequadamente. Os reparos na estrutura foram realizados durante os primeiros meses deste ano pela empresa Lotufo Engenharia, responsável pela construção do espaço.
O relatório foi finalizado em maio e passou pela análise de cinco profissionais, sendo engenheiros e arquitetos. Os itens analisados compreendem blocos de concreto, trincas e fissuras nas paredes e piso da quadra poliesportiva. Todos os itens foram corrigidos e atendem as necessidades. Localizado no bairro Verdão, o ginásio cuiabano conta com 15.430 m² de área construída e foi inaugurado em 2007.
“A preocupação da Secid não está voltada apenas para a qualidade das obras, mas também com as pessoas que usufruem dos espaços. É importante que a população esteja segura em todos os ambientes. A integridade física daqueles que utilizam as estruturas é prioridade", destaca o secretário Eduardo Chiletto, titular da Secid.