PUBLICIDADE

Geólogo havia alertado sobre perido de deslizamentos em Chapada dos Guimarães

PUBLICIDADE

O desabamento de um pedaço do paredão do Complexo Véu de Noiva sobre turistas neste feriado reacendeu a necessidade de um estudo sobre a capacidade de tráfego e visitação no Parque Nacional de Chapada dos Guimarães. O risco de desabamentos em pontos turísticos de Chapada já havia sido alertado no ano passado pelo professor de Geologia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Prudêncio Rodrigues.
O professor Prudêncio fez um mapeamento geomorfológico na região e considerou um risco muito grande o tráfego pesado na MT-251. O próprio chefe do Parque Nacional, Eduardo Barcellos, enviou um ofício a Secretaria de Estado de Infra-Estrutura (Sinfra) alertando sobre os problemas decorrentes do tráfego intenso. “A Chapada é formada de frágeis rochas de arenito. Elas podem desmoronar mais rápido com a intensidade do tráfego. Em frente ao Portão do Inferno, um pedaço do paredão já se deslocou”, alegou Eduardo na época.

O deputado estadual Alexandre Cesar (PT) também encaminhou a Sinfra uma indicação, protocolada no dia 13 de novembro de 2007, pedindo a realização de um levantamento conclusivo sobre as condições estruturais do viaduto do Portão do Inferno na MT-251. O parlamentar justificou a indicação com base no estudo do geólogo Prudêncio. “O trecho é sensível e tende a desmoronar sozinho com a ação do tempo, mas devido à trepidação mais intensa, este deslocamento pode ser acelerado”, diz Cesar, na indicação.
Apesar da assessoria de imprensa da Sinfra ter informado em resposta aos estudos, que a rodovia está em condições normais de tráfego, o trânsito de caminhões pesados tem aos poucos, dilapidado as encostas de paredões.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Nova Mutum define programação de aniversário de 36 anos com orquestra e shows

A administração municipal confirmou a programação comemorativa dos 36...

Corpo de piloto de ultraleve que caiu em Mato Grosso é encontrado

O Corpo de Bombeiros localizou, hoje, o ultraleve que...
PUBLICIDADE