sábado, 27/abril/2024
PUBLICIDADE

Gefron forma 21 novos policiais e aumenta patrulha na fronteira em Mato Grosso

PUBLICIDADE

O Grupo Especial de Fronteira (Gefron) aumentou o efetivo de 140 para 158 policiais com a formação de novos operadores de fronteira, que foi concluído ontem, em Cáceres (250 quil6ometros de Cuiabá). Entre os formandos estão um cabo da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul e um sargento da PM do Paraná, além de um da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso. Os demais são da Polícia Militar do Estado.

Na próxima semana, esses formandos vão passar por estágio de 60 dias direto na fronteira nas cinco bases do Gefron em Porto Esperidião, Cáceres, Corixa, Avião Caído e Matão. “Tudo que acontece em Cuiabá e nas outras cidades tem reflexo na fronteira, como nos índices de roubo de veículos e tráfico de drogas. Quando temos um controle rígido na fronteira, quem ganha com isso somos todos nós da sociedade”, comentou o comandante do Gefron, tenente-coronel José Nildo Silva de Oliveira, por meio da assessoria da Secretaria Estadual de Segurança Pública.

O secretário de Estado de Segurança Pública, Gustavo Garcia, disse que o Gefron é uma unidade prioritária dentro do planejamento estratégico da Sesp. “Em 2014, tínhamos 9 viaturas no Gefron e 83 profissionais e hoje temos 20 viaturas e 158 policiais engrossando as fileiras do grupo. O resultado disso somado aos investimentos do Governo, capacitação e o mais importante, o comprometimento dos servidores, estão dando resultados positivos”.

Garcia também destacou a importância da participação do Gefron na Delegacia de Fronteira, um núcleo de inteligência que integra também a Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e a Politec.

Para o comandante-geral da PM, o curso de policiamento de fronteira demonstra toda a integração e a capacidade das forças de segurança do estado. “É na região de fronteira que nós coibimos a questão do tráfico de drogas, roubo de carros e outros diversos delitos que influenciam os índices. Hoje a segurança pública do estado de Mato Grosso vive um momento histórico, com redução na criminalidade de roubo e homicídio, sendo parâmetro para vários estados brasileiros. Parabenizo a todos os formandos e esperamos que essa doutrina possa integrar cada vez mais toda fronteira de Mato Grosso com outros estados e com a Bolívia”.

Desde 2002, o grupo faz o patrulhamento de 983 quilômetros de fronteira entre o Brasil e a Bolívia num combate ao tráfico de drogas e armas, contrabando e descaminho, receptação, além de roubos e furtos de veículos.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Motociclista é hospitalizado após colidir com carreta em rodovia de Alta Floresta

O acidente envolvendo uma Honda Titan preta e veículo...

Novo sorteio da Mega-Sena será neste sábado

As seis dezenas do concurso 2.718 da Mega-Sena serão...

Sinop: carros colidem e um atinge árvore em cruzamento

O acidente envolvendo um Toyota Etios prata e VW...
PUBLICIDADE