sexta-feira, 29/março/2024
PUBLICIDADE

Gaeco faz operação “Afeto” para combater fraude em licitações em prefeitura em Mato Grosso

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias

A Unidade Regional do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) deflagrou, esta manhã, em Primavera do Leste (235 quilômetros de Cuiabá) a operação “Afeto”. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão na residência e no gabinete de um vereador do município, empresas, além da estação e almoxarifado onde são guardados os veículos e maquinários das empresas investigadas.  O trabalho conta com o apoio do Gaeco de Cuiabá e busca auxiliar investigação realizada pela 1ª Promotoria de Justiça Cível.

De acordo com o Gaeco, a investigação apura fraudes em licitação envolvendo empresas registradas em nome da esposa e do enteado do parlamentar investigado. Há indícios de que o vereador atue junto ao município promovendo o direcionamento de licitações, visando o favorecimento de familiares que supostamente operam como “laranjas”.

De 2016 até agora, as duas empresas alvos da operação movimentaram mais de R$ 4 milhões de verbas públicas por meio de contratos celebrados com o município. Entre os serviços contratados, estão transportes escolares, locações de máquinas e caminhões, varrição, recolhimento de resíduos, obras de engenharia, calçamentos, entre outros.

Ainda segundo o Gaeco, o nome dado à operação realizada é uma alusão aos laços de parentesco e amizade do vereador com as empresas supostamente favorecidas pela prefeitura.

Conforme Só Notícias já informou, a Polícia Federal e Receita Federal também deflagraram, esta manhã, em Mato Grosso e 9 Estados a Operação Enterprise, combatendo a lavagem de dinheiro do tráfico de drogas e uma das maiores da história na apreensão de cocaína nos portos brasileiros, uma vez se tratar de uma organização criminosa especializada no envio de cocaína para a Europa, dando sequência ao cumprimento de diretrizes de descapitalização patrimonial, prisão de lideranças e cooperação internacional.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Senac abre mais de 800 vagas em cursos técnicos gratuitos em Mato Grosso

Estão abertas até a próxima segunda-feira (1) as inscrições...

Meta de vacinação contra influenza em Nova Mutum é 9,8 mil pessoas

A secretaria de Saúde inicia na próxima segunda-feira (1º) etapa...
PUBLICIDADE