quinta-feira, 25/abril/2024
PUBLICIDADE

GAECO faz apreensões em hotel em Sinop em operação de sonegação

PUBLICIDADE

Computadores, notas e demais documentos de um hotel na avenida dos Tarumãs em SInop, de propriedade do fiscal Ari Garcia, (ex-chefe da Exatoria de Fazenda de Sinop) foram apreendidos, hoje de manhã, durante a operação Quimera, feita pelo GAECO – Grupo de Apoio ao Combate ao Crime Organizado- do Ministério Público de Mato Grosso, que visa prender empresários e fiscais de impostos da Secretaria Estadual de Fazenda.

O promotor Paulo Cesar Filho explicou que há apenas um mandado de prisão para ser cumprido em Sinop e não foi informado quem é o acusado, nem se foi preso.
Acompanhado de um oficial de Justiça e de um chaveiro, o promotor ficou mais de três horas no hotel que chegou a ficar fechado. Hóspedes e funcionários não entravam e saíam enquanto eram procurados documentos.

A operação está sendo desencadeada em 20 cidades mato-grossenses. Mais de 10 fiscais estaduais já foram presos e estão em um batalhão da PM em Cuiabá.
O promotor Mauro Zaque calculou que cerca de de R$ 400 milhões deixaram de ser arrecadados aos cofres públicos no esquema de sonegação que envolve, principalmente, negociação da terceira via – através da qual são computados os valores a serem recolhidos em Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
A delegada Luzia Machado, titular da Delegacia Especializada Fazendária e Administração Pública, informou que o esquema envolvia fiscais estaduais que ofereciam aos empresários a exclusão do valor correspondente a operação de ICMS por percentuais que variavam entre 1 a 4% do valor da nota.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE