PUBLICIDADE

GAECO debate com novos delegados em Mato Grosso necessidade de fortalecer combate a crimes ambientais

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: assessoria)

Promotores do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (GAECO) manifestaram para 17 novos delegados de polícia, recém empossados, a necessidade de olhar mais atento para a área ambiental de Mato Grosso. O encontro contou também com a participação da titular da Delegacia Especializada do Meio Ambiente, Liliane Murata, e da secretária estadual de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti.

Segundo a delegada Alessandra Saturnino de Souza Cozzolino, que atua com investigações relacionadas a questões ambientais no GAECO, o treinamento foi uma oportunidade para discussões sobre metodologias de trabalho e procedimentos administrativos.  “Foi um despertar para a importância da área ambiental. Além de apresentarmos um relato sobre as principais demandas nesta área, nos colocamos à disposição dos novos delegados para troca de experiências e informações”, explicou a delegada. 

O promotor Marcelo Caetano Vachianno falou sobre o trabalho realizado pelo GAECO, destacando a atuação que resultou na operação Polygonum. A investigação, segundo ele, trouxe à tona várias fraudes que eram cometidas no Cadastro Ambiental Rural (CAR) e em laudos de tipologias de vegetação em imóveis situados na Amazônia Legal.  “Foi uma das maiores operações já realizadas no Brasil dentro de um órgão ambiental. A investigação, que teve início em um processo corriqueiro, acabou chegando a várias células de uma organização criminosa que atuava dentro da Sema”, contou. 

O promotor destacou a importância da integração dos órgãos de segurança pública e reforçou que o GAECO é uma força-tarefa interinstitucional. “O GAECO só está no Ministério Público por uma questão de logística. É um trabalho realizado com a cooperação de todas as instituições que participam desta força-tarefa permanente”, afirmou. 

A secretária Mauren Lazzaretti abordou as principais frentes de atuação do órgão ambiental e apresentou alguns sistemas utilizados. Ela se colocou à disposição dos novos integrantes da Polícia Civil para o compartilhamento de informações e atendimento a eventuais demandas.

O GAECO é força-tarefa permanente constituída pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso, Polícia Civil, Polícia Militar, Sistema Socioeducativo e Polícia Penal.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Moradores ficam assustados ao encontrarem cobra em residência no Nortão  

A jiboia-constritora (Boa constrictor) com cerca de 1,5 metros...

Homem que morreu em acidente será sepultado em Sorriso

O corpo de Jonathan Ferreira Campos, 36 anos, está...

Bombeiros combatem incêndio em carreta com carga de pluma de algodão em MT

A equipe do Corpo de Bombeiros extinguiu, hoje, por...

Mulher assassinada pelo marido é sepultada em Sorriso

O corpo de Ivaldete Coutinho de Oliveira Polesello, de...
PUBLICIDADE