PUBLICIDADE

Gabinete de Transparência e Combate à Corrupção melhora acesso a informações

PUBLICIDADE

Para ampliar o acesso às informações do Executivo Estadual, o Gabinete de Transparência e Combate à Corrupção trabalha, em conjunto com a Empresa Mato-Grossense de Tecnologia e Informação (MTI), na elaboração do novo site do órgão. A página, que já está em fase final de elaboração, contará com informações referentes aos contratos, licitações, despesas, receitas, além de dados que irão contribuir para que o cidadão acompanhe as ações estaduais de forma ampla e acessível.

Mesmo sem o novo site, o Estado é considerado um dos mais transparentes do país, segundo Ranking da Transparência, do Ministério Público Federal (MPF). De acordo com a avaliação divulgada este mês, Mato Grosso alcançou a média de 9,8, sendo o quarto estado brasileiro a ter a maior nota. Em 2015, ano em que foi lançado o primeiro ranking, a média estadual era de 9,5. 

De acordo com a secretária Adriana Vandoni, para o desenvolvimento do novo site foi elaborado um banco de dados corporativo com todas as informações estaduais. Os dados foram trabalhados para serem disponibilizados de forma mais didática e acessível. “Atualmente, a disposição das informações não é tão usual. Além do acesso facilitado, todas as tabelas estarão disponíveis para download, onde o cidadão poderá analisar e acompanhar melhor as ações do Executivo de Mato Grosso”.

Vandoni explica que para o site se manter atualizado, as secretarias e demais órgãos do Governo deverão atuar em parceria com o Gabinete de Transparência e Combate à Corrupção. “As secretarias também serão parceiras para auxiliar na disponibilização e atualização das informações. São elas as responsáveis pelos dados que as mesmas prestam. O nosso trabalho está sendo feito para facilitar e disponibilizar estes documentos em um único espaço para o cidadão”.

A secretária informa que a criação do site irá contribuir para o melhor cumprimento da Lei de Acesso à Informação (12.527/2011). Desde o ano passado, o Ministério Público Federal, por meio do Ranking Nacional de Transparência, lista os estados e municípios brasileiros que têm atuado de forma eficiente na divulgação da arrecadação e gastos públicos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Entidades se reúnem para discutir podas drásticas em Sinop

A Associação Floresta Urbana e a Comissão Cobertura Verde...

Homem morre após colidir com poste em rodovia de Lucas do Rio Verde

Um motociclista morreu após colidir com um poste na...

Ministério Público denuncia ex que matou operadora de caixa em Sorriso

A 2ª Promotoria de Justiça Criminal de Sorriso denunciou...
PUBLICIDADE