Um importante evento ambiental será realizado amanhã em Alta Floresta. Trata-se do encontro promovido pelo Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA), que visa orientar os interessados em elaborar projetos para participar da seleção do edital que vai estimular o desenvolvimento sustentável e contribuir com a redução do desmatamento na Amazônia. O prazo de entrega dos projetos, que devem estar voltados para o manejo florestal sustentável de uso múltiplo, os sistemas agroflorestais e a silvicultura, foi prorrogado para o dia 28 de abril.
Francisco de Moraes, secretário de Agricultura de Nova Mutum, será um dos participantes. Ele acredita que o curso é de suma importância para as diversas regiões do Estado e também para município de Nova Mutum que realiza um trabalho de recuperação no assentamento na comunidade Pontal do Marape. “Através do curso será possível elaborar um projeto de adequação ambiental que vai recuperar as áreas degradadas”, diz.
Para o desenvolvimento das atividades no município e principalmente no Pontal do Marape a prefeitura de Nova Mutum vai contar com a parceria do Sindicato Rural e da Empaer. As instituições estarão desenvolvendo o projeto a ser elaborado a partir do dia 15 deste mês.
Esses encontros foram criados para auxiliar os representantes de prefeituras,
governos estaduais, universidades, entidades de pesquisa científica e ongs da
região a montarem seus projetos, levando em conta aspectos financeiros,
técnicos e institucionais.
Esse edital permitirá a contratação de 40 convênios. A idéia é capacitar 500
agentes multiplicadores de ações que incorporem atividades florestais no
planejamento da propriedade. Para tanto, o FNMA prevê R$ 4 milhões. O edital
também estabelece o investimento de R$ 12 milhões para projetos que ofereçam
assistência técnica em atividades florestais a agricultores familiares. Com
isso, pretende-se atender pelo menos 3 mil agricultores.