PUBLICIDADE

Fundações de Saúde de Sinop e Lucas do Rio Verde são isentas da cobrança de ICMS sobre energia elétrica

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias

O governo de Mato Grosso publicou nesta semana a portaria que fixa a isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre o fornecimento de energia elétrica para as instituições filantrópicas. Na capital do Nortão, a Fundação de Saúde Comunitária de Sinop, que atende pelo Sistema único de Saúde, em um hospital particular teve 48% de isenção e a Fundação Luverdense de Saúde (Hospital São Lucas) teve 50%. As fundações estão isentas do imposto até dezembro de 2021. Mais seis unidades foram beneficiadas. 

A Secretaria de Fazenda (Sefaz) já isenta a cobrança do ICMS há cinco anos, com a devida aprovação do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), como forma de melhorar o serviço de saúde do Estado e garantir que as áreas essenciais à população sejam priorizadas. A portaria é retroativa e atende também ao exercício de 2020, já que não houve publicação no ano anterior. 

Com o respaldo da lei, de 30 setembro de 2016, a portaria estabelece os percentuais de isenção do ICMS incidente sobre a energia elétrica consumida pelos hospitais, inscritos e aprovados, respeitando o limite anual de R$ 10 mil por instituição. 

A portaria entrou em vigor retroativa a partir do faturamento de janeiro de 2020. Dos oito hospitais filantrópicos, apenas um garantiu 100% da isenção do ICMS, que é a Associação Espírita Beneficente Paulo Tarso, localizada no bairro Cidade Alta, em Cuiabá.  

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Acidente com carreta que pegou fogo deixa um morto em rodovia no Médio Norte

Uma carreta Mercedes-Benz tanque pegou fogo e ficou completamente...

Carreta tomba na BR-163 no Médio Norte

O acidente envolvendo uma carreta, marca e modelo não...

Indústrias de Diamantino acumulam R$ 1,6 bilhão em produtos exportados

Diamantino está em 9º no ranking estadual de volume...
PUBLICIDADE