PUBLICIDADE

Fundação do novo estádio do Verdão está com 90% do trabalho finalizado

PUBLICIDADE

A etapa de edificação da superestrutura da Arena Pantanal, em Cuiabá, avança com fixação dos pilares e instalação dos blocos de concreto, o que dará forma ao novo Verdão. As fases de drenagem e fundação já estão adiantadas, com 90% de execução dos trabalhos. Também já foi iniciada a terraplanagem do local onde será fixado o gramado do campo de futebol.

De acordo com assessor técnico da Diretoria de Infraestrutura da Agecopa, Marcelo Oliveira, as atividades no canteiro de obras são desenvolvidas simultaneamente, garantindo velocidade ao processo construtivo. Enquanto os operários trabalham na fábrica de pré-moldados, outras frentes de trabalho atuam na drenagem, fundação e edificação. Nos próximos meses já será possível iniciar também as instalações gerais, dando continuidade a construção da moderna arena multiuso.

Das 8.600 peças de pré-moldados necessárias para obra, entre vigas, blocos e pilares, 1.900 já foram produzidas, das quais 600 já estão instaladas. E das 1.750 estacas previstas, 95% já foram fixadas. A agilidade na construção do estádio se deve também ao aumento de uma hora no período de trabalho no canteiro de obras, que começa às 7h e vai até às 18h. Atualmente 520 pessoas estão envolvidas na obra, número que deve aumentar gradativamente ao longo da execução do projeto.

O prazo para conclusão da obra é dezembro de 2012 e a Arena Pantanal é uma das obras em estágio mais avançado no Brasil, com 25% da construção concluída. "Estamos tomando todas as medidas necessárias para cumprir o cronograma da Fifa", assegurou o presidente da Agecopa, Eder Moraes.

ARENA
A obra do novo estádio de Cuiabá, que receberá os jogos da Copa de 2014, inclui a construção de uma arena esportiva e um complexo de lazer. Orçado em R$ 342 milhões, o empreendimento terá mais de 300 mil m² e foi concebido para receber, além dos jogos de futebol, diversos outros eventos como shows, concertos, congressos e feiras que devem garantir a sustentabilidade financeira da Arena. O projeto tem como conceito a criação de uma arena multiuso que deverá ser operada futuramente por uma concessionária, seguindo tendência mundial do setor.

Com uma capacidade de 43.600 espectadores, a arena poderá – se necessário – ter uma redução de até 15 mil assentos, possibilitando a adequação para a demanda real de público para eventos esportivos, culturais e de lazer em Cuiabá, após a Copa 2104. Ela abrigará em seu entorno um grande parque com áreas para lazer, pista de caminhadas, atividades esportivas, espelho d"água, lanchonetes e restaurantes, entre outros equipamentos de uso coletivo.

O projeto da Arena Pantanal foi reconhecido internacionalmente no ano passado como um dos melhores empreendimentos imobiliários do continente americano. O escritório paulista de arquitetura GCP Arquitetos, foi agraciado com a medalha de ouro na categoria Empreendimentos Públicos, do "The Americas Property Awards 2010", pelo projeto da Arena Pantanal, que acolherá os jogos da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014, em Cuiabá.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Motociclista bate em lateral de ponte e morre em Mato Grosso

Um homem identificado como Sandovaldo Santos Alves, de 55...
PUBLICIDADE