PUBLICIDADE

Fundação confirma dois focos de ferrugem asiática em Lucas do Rio Verde

PUBLICIDADE

Depois da confirmação de 18 focos de ferrugem asiática em áreas experimentais no Nortão, foram registrados mais 3 casos em fazendas. Os dados são da Fundação Rio Verde, entidade integrante de Consórcio Antiferrugem, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Dos 03 focos da doença, 02 estão em plantações no município de Lucas do Rio Verde, e 01 em Tapurah. “A ocorrência de muita chuva nas duas últimas semanas pode acarretar na disseminação da ferrugem nas propriedades”, explicou o coordenador de fitossanidade da Fundação, Mauro Natalino da Costa.

“Mas sabemos que além dos três já confirmados existem mais plantações contaminadas. Acontece que os produtores estão mais tranqüilos no controle e manejo correto, e acabam não comunicando a fundação”, acrescentou.

Os 18 focos foram registrados nos municípios de Sinop, Lucas do Rio Verde, Sorriso, Santa Rita do Trivelato, Ipiranga do Norte e Nova Mutum, em áreas que foram plantadas antecipadamente com objetivo de detectar a presença do fungo antes de contaminar as lavouras comerciais.

Na fase R5 (fase de enchimento dos grãos) as plantas são mais suscetíveis e o aparecimento da ferrugem é quase inevitável.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Boletim aponta 39 mortes por dengue em Mato Grosso e 12 por chikungunya

O último boletim epidemiológico divulgado pela secretaria estadual de...

Veículos ficam danificados após colisão em cruzamento em Sorriso

Dois veículos ficaram bastante danificados após colidirem no cruzamento...

Apostadores de Sinop e Sorriso ganham prêmio na Quina

Dois apostadores de Sinop e Sorriso acertaram, ontem à...
PUBLICIDADE