PUBLICIDADE

Funcionários dos Correios iniciam greve em MT; Sinop adere

PUBLICIDADE

Parte dos funcionários dos Correios, em Mato Grosso, cruzou os braços, hoje, por tempo indeterminado. A assessoria de imprensa do Sindicato dos Trabalhadores das Empresas de Correios, Telégrafos e Servidores Postais (Sintect-MT) afirmou, ao Só Notícias, que o movimento atinge todos os municípios do Estado, incluindo Sinop. Não foi informado, portanto, a quantidade de profissionais que já pararam as atividades. De acordo com o sindicato, algumas agências estarão fechadas nesta quinta-feira e outras com o atendimento reduzido.

Ainda de acordo com a assessoria, a tendência é de que nos próximos dias o movimento grevista cresça, podendo haver uma paralisação total. Atos e mobilizações públicas estão previstos para os próximos dias. Além de Mato Grosso, pelo menos outros 14 estados também decretaram greve, hoje, aderindo a um movimento nacional. Segundo o sindicato, os demais ainda realizam assembleias para decidirem se irão aderir ou não.

Em Sinop, o representante da categoria, Elizeu Barbosa da Silva, informou que, por enquanto, apenas as entregas foram afetadas. Cerca de 80% delas não estão sendo realizadas.

Conforme Só Notícias informou, a principal reivindicação da classe é que o plano de saúde, pago pela empresa, não seja “terceirizado” obrigando assim os servidores a se associarem a uma empresa particular. Além disso, querem mudar o horário de entrega de cartas, que atualmente é à tarde, para a parte da manhã. A alegação é de que seria necessário evitar que os empregados fiquem tão expostos ao sol.

Eles cobram ainda, que a empresa cumpra alguns pontos do Plano de Cargos Carreiras e Salários (PCCS) que estariam sendo descumpridos, como, por exemplo, o direito a um reajuste anual (porcentagem não informada), referente ao tempo de serviço ou à méritos dos servidores.

Outro lado
Por meio de nota, a assessoria de imprensa da empresa, em Mato Grosso, informou, ontem, que “os Correios estão cumprindo o que foi acordado no Tribunal Superior do Trabalho a respeito do plano de saúde: todos os atuais benefícios estão garantidos, inclusive dependentes cadastrados, porcentagem de compartilhamento, entre outros”.

Além disso, afirmou que a empresa tem se reunido mensalmente com os representantes dos trabalhadores de todo o Brasil na Mesa Nacional de Negociação Permanente. “Assim não há justificativa para  paralisações”.

Detalhou ainda, que “de toda forma, os Correios têm preparado um plano de contingência que irá garantir a entrega de cartas e encomendas, bem como  o atendimento nas agências, em caso de uma eventual paralisação”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Veículos ficam danificados após colisão em cruzamento em Sorriso

Dois veículos ficaram bastante danificados após colidirem no cruzamento...

Apostadores de Sinop e Sorriso ganham prêmio na Quina

Dois apostadores de Sinop e Sorriso acertaram, ontem à...

Caminhão tanque bate em árvore em rodovia em Mato Grosso

O acidente com o caminhão tanque carregado com resíduos...
PUBLICIDADE