PUBLICIDADE

Funcionários de madeireiras de Sinop, Vera, Cláudia e Santa Carmem são qualificados para melhorar produção e qualidade

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: Só Notícias/Guilherme Araújo/arquivo)

Funcionários das indústrias madeireiras de Sinop, Santa Carmem, Cláudia e Vera estão tendo mais uma etapa de qualificação, na área de serra fita e os profissionais poderão obter a certificação de serrador, uma das principais funções a ser exercida. O curso é ofertado pelo Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado de Mato Grosso (Sindusmad) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) atendendo solicitação dos empresários do setor com a finalidade de qualificar seus colaboradores e otimizar os resultados das atividades das empresas.

A função de operador de serra fita é a principal função dentro do processo de desdobro de madeira, o serrador é o ponto chave que determina a produção e a qualidade da madeira e seus subprodutos. As atividades estão divididas em duas etapas, a parte teórica abrange todo o contexto das ferramentas e equipamentos, e a prática, aprimorando o exercício da função desempenhada pelos profissionais.

O aluno Henrique Rodrigues de Lara, 54 anos, mostrou muito entusiasmo com o curso, levando em consideração que em toda sua carreira profissional nunca participou de um curso de qualificação, e aprendeu exercer a função na pratica, a partir dos ensinamentos de outros colaboradores. Ele trabalha no setor aproximadamente há 35 anos, e atualmente exerce a profissão de serrador em uma indústria no município de Cláudia. “Hoje vivenciamos um período de baixa disponibilidade de oferta de matéria prima e temos que tratar como essencial o aproveitamento da madeira para um melhor desempenho no setor de produção”, apontou.

O presidente do Sindusmad Wilson José Volkweis, analisou que, com a disponibilidade de mão de obra para o setor está precária, não somente para o segmento da madeira como outros setores, é de suma importância para o setor de base florestal a realização de cursos em parceria com o Senai, pois a qualificação fará a diferença na produção dentro da indústria, na qualidade, produtividade e aproveitamento da matéria prima. “Vamos propor novos cursos para o futuro, pedindo opinião para os associados e diretores, para saber quais cursos devemos implementar para o setor” disse, através da assessoria.

Paralelamente está sendo realizado in loco em áreas de manejo florestal, o curso “técnicas de corte e arraste” voltado para extração de madeira, com objetivo em capacitar os profissionais que trabalham no segmento extrativo, também promovido pelo Sindusmad.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE