O homem, de 36 anos, foi encaminhado ao hospital regional de Sorriso, hoje, ao ser atacado por cobra peçonhenta, numa propriedade rural a cerca de 25 quilômetros da cidade. A espécie se trata de uma jararaca-do-mato-grosso (Bothrops mattogrossensis). As informações iniciais, segundo o Corpo de Bombeiros, são de que a vítima prestava serviços domésticos quando acabou sendo surpreendida pela serpente e foi picada na região do punho.
O empregador realizou seu transporte até o quartel militar, onde recebeu os cuidados iniciais. O Cabo Ricardo Dias detalhou, em entrevista coletiva, que “ele entrou em contato com a gente, nós já deixamos tudo preparado para recebê-lo lá”, “assim que eles chegaram, já fizemos o deslocamento”. Após a avaliação primária, que constatou sinais de inchaço no local das perfurações, enviaram o colaborador à unidade hospitalar para a administração do soro.
Apesar de ser comumente associada à região sudeste, o Instituto Butantan informa que existem diversas espécies de jararaca por todo o país. Uma característica típica dessa serpente é o policromatismo que a permite assumir tons entre marrom, esverdeado, amarelado e cinza. Seu habitat, segundo a organização, consiste em campos cultivados, matagais, savanas e florestas semitropicais de terras altas, onde se alimenta principalmente de pequenos anfíbios.
O animal possui uma peçonha hemotóxica e proteolítica, resultando na infecção e necrose dos tecidos humanos. Além do inchaço, outros sintomas recorrentes após a picada são dor, manchas arroxeadas e sangramentos em mucosas, como as gengivas e nariz.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.


