Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) lançou processo seletivo simplificado para contratação temporária de agentes e especialistas em proteção territorial. As inscrições (clique aqui) são gratuitas e têm início em diferentes datas, conforme o bloco de vagas e local de atuação. Os salários variam de R$ 2,4 mil a R$ 6,6 mil.
Os contratados atuarão em unidades de referência da Funai (Coordenações Regionais) nos Estados do Acre, Amazonas, Amapá, Bahia, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins e também na Coordenação-Geral de Monitoramento Territorial da Diretoria de Proteção Territorial, em Brasília. Confira aqui o edital completo.
Segundo a Funai, o processo seletivo atende Arguições de Descumprimento de Preceito Fundamental e decisões que determinam a realização de operações de retirada de ocupantes ilegais e a fiscalização em Terras Indígenas (TIs), o que justifica a necessidade de contratação de pessoal pelo órgão indigenista para cumprir as ações de proteção territorial.
Os aprovados poderão, ainda, apoiar o trabalho em coordenações regionais da Funai para as quais não foram destinadas vagas dentro do processo seletivo.
As oportunidades estão distribuídas em quatro blocos, com início de inscrição em diferentes períodos:
Bloco 01: Brasília — 93 vagas; inscrições a partir de 09 de julho de 2025
Bloco 02: Pará, Maranhão, Rondônia e Mato Grosso — 329 vagas; inscrições a partir de 22 de setembro de 2025
Bloco 03: Pará, Santa Catarina, Amazonas, Tocantins, Acre, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul — 241 vagas; inscrições a partir de 5 de janeiro de 2026
Bloco 04: Amazonas, Amapá, Roraima, Mato Grosso, Paraíba, Bahia, Minas Gerais, São Paulo e Paraná — 237 vagas; inscrições a partir de 6 de abril de 2026.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.