PUBLICIDADE

Funai autoriza manutenção em trechos de rodovia no Nortão que passa por terras indígenas

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) se manifestou favoravelmente à realização dos serviços de manutenção e conservação na MT-322, no trecho que abrange terras indígenas no Norte de Mato Grosso. A medida foi anunciada esta semana ao cacique Raoni Metuktire, o qual foi recebido pela presidenta da Funai, Joenia Wapichana, na sede da instituição em Brasília, acompanhado de lideranças indígenas e do prefeito de São José do Xingu (MT), Sandro Costa.

De acordo com a diretora de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável, Lucia Alberta, a orientação da Funai aos responsáveis pelos serviços é apresentar um Programa de Educação para os Trabalhadores da Obra (PEAT) que busque promover ações educativas que informem e sensibilizem os trabalhadores quanto aos cuidados que devem ser adotados durante a realização das atividades, com orientações direcionadas ao respeito aos povos indígenas e suas especificidades.

O PEAT deve contar com cronograma de atividades e explicitação de objetivos, metas e indicadores. É preciso, ainda, que seja encaminhado relatório de execução do programa, com a devida comprovação, por meio de atas, listas de presença, registros fotográficos, entre outros. Além disso, a orientação é criar um Programa de Comunicação Social Indígena para divulgar às comunidades informações sobre a manutenção e cronograma de ações, com a criação de um canal de comunicação específico enquanto durarem as obras.

Conforme explicou a coordenadora-geral de Licenciamento Ambiental da Funai, Júlia Paiva, o parecer da Funai é dado a partir de manifestação de organizações indígenas sobre demandas que identificam ser necessárias às comunidades. Essa manifestação ocorreu nos dias 17 e 18 de janeiro deste ano pela Associação Terra Indígena do Xingu (ATIX) e Instituto Raoni, durante assembleia com representantes das terras indígenas Capoto/Jarina, Xingu, Wawi e Menkragnoti. Na ocasião foi solicitada a tomada de providências para realização das obras de manutenção da MT-322.

O prefeito de São José do Xingu afirmou estar ciente das demandas dos povos indígenas que vivem no município e se colocou à disposição da autarquia indigenista para o estabelecimento de futuras parcerias. “Estamos dispostos a melhorar as condições de vida nas comunidades indígenas”, ressaltou o prefeito, elencando medidas no âmbito do município para o atendimento aos indígenas.

A presidenta Joenia Wapichana sinalizou que a Funai está de portas abertas para contribuir com iniciativas de valorização e respeito aos direitos dos povos indígenas. “Contamos com o apoio da prefeitura para não deixar os povos indígenas serem discriminados e desrespeitados na sua cultura”, enfatizou.

Contente com a notícia, o cacique Raoni agradeceu a presidenta e a equipe técnica da Funai presente na reunião e reforçou a importância da união de esforços para a garantia de direitos dos povos indígenas. “É importante que todos os órgãos trabalhem em conjunto para atender às nossas demandas”, frisou.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sepultado empresário morto em acidente na rodovia em Mato Grosso

Wagner Ferraz Cândido, de 39 anos, foi sepultado, há...

Duas cidades de Mato Grosso terão cursos gratuitos de turismo

Começaram as inscrições em dois cursos gratuitos de qualificação...

Secretaria de Mato Grosso faz alerta contra golpes do IPVA

Com a chegada do período de vencimento do Imposto...

Cuiabá enfrenta Vasco por vaga nas quartas de finais da Copa do Brasil Sub-17

Cuiabá e Vasco da Gama decidem, amanhã (25), quem...
PUBLICIDADE