Técnicos da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos dos Agentes de Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias se reuniram para deliberar sobre a Assistência Complementar Financeira (ACF). A ACF é uma bonificação que estes profissionais recebem do governo federal, anualmente. Contudo, há municípios inadimplentes com a gratificação.
Representando o deputado Leonardo (PSD), o coordenador-técnico da frente, Carlos Eduardo de Souza, explicou que será feito um mapeamento das prefeituras que não fizeram os repasses. Ele informou que a frente organizará reuniões com as prefeituras municipais, ao longo dos trabalhos, para sensibilizar e esclarecer sobre a ACF, aos prefeitos.
“O nosso papel é justamente esse, cobrar aquilo que é de direito desses profissionais, pois é uma categoria sofrida, que não tem ainda um Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS). Nosso intuito é buscar medidas efetivas que atendam de fato as necessidades deles, que hoje sofrem com o baixo salário e as más condições de trabalho”, ressaltou.
O coordenador-técnico disse ainda que, após o mapeamento, a frente fará um requerimento cobrando o pagamento integral da Assistência Complementar Financeira de 2016. “Vamos acompanhar tudo e, via Frente Parlamentar, pediremos ainda a prestação de contas desses pagamentos”, explicou.