PUBLICIDADE

Foto da Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito vence concurso em Cuiabá

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: Gabriella Regina Santos Torres/reprodução)

A fotografia da Gabriella Regina Santos Torres, da Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito no centro histórico de Cuiabá, ganhou o 1° lugar no Concurso de Fotografia de Arquitetura e Paisagem Urbana Mato-grossense do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso, na categoria Patrimônio Histórico. A imagem mostra a fachada, típica da arquitetura colonial brasileira, refletida na água que se encontrava na calçada. A construção esconde a decoração borroca-rococó nos altares do interior, com rica talha dourada e prateada, única com esses detalhes no país.

Tombada em 1975 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em 1987 pela Fundação Cultural de Mato Grosso e incluída no perímetro tombado do Centro Histórico de Cuiaba em 1993, ela é palco da Festa de São Benedito, a mais longa festa religiosa do Estado.

Construída inicialmente com a técnica da taipa de pilão, passou por várias reformas, incluindo uma que transformou sua fachada em neogótica, entre as décadas de 1920 e 1980, quando foi reformada e a arquitetura colonial resgatada.

Há muitos anos que os padres jesuítas celebravam missas nesta igreja que teria sido construída em 1730. No pé da colina onde hoje está a igreja de Nossa Senhora do Rosário, à margem esquerda do córrego da Prainha, estava localizada a maior mina de ouro da região. Foi esta mina a origem da povoação de Cuiabá, que se deu à margem direita do córrego, em torno das jazidas.

Este local é mencionado em 1722 por Jose Barbosa de Sá, ao relatar a descoberta do ouro por indígenas que, a mando de Miguel Sutil, buscavam mel, no lugar chamado “tanque do Arnesto”, onde foi construída a capela de Nossa Senhora do Rosário. Ainda em 1722, Barbosa de Sá comenta sobre a capela São Benedito, erguida pelos negros. Essa seria a primeira menção conhecida sobre a atual igreja de Nossa Senhora do Rosário. Não se sabe ao certo a data da construção da igreja atual, mas estima-se ter sido por volta de 1730. Ainda no século XVIII a igreja tomou as configurações atuais, quando foi feita a segunda ampliação. Nessa, o coro e os fundos do altar foram ampliados e a ala lateral leste foi construída. É possível notar as diferenças de acabamento e cor entre os tipos de argila usados na taipa da ala leste, informa a assessoria.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Carro tomba após colisão com outro em Sinop

O acidente envolvendo o Renault Logan e o VW...

Terminam domingo inscrições de seletivo de estágio do Poder Judiciário em Mato Grosso

Inscrições do processo seletivo de estágio do Poder Judiciário...

Supermercados Machado inaugura sua primeira loja em Sorriso

Sorriso ganhou, nesta terça-feira, (10) um novo marco...
PUBLICIDADE