Uma comissão do Tribunal de Justiça de Mato Grosso inspecionou, ontem à tarde, o andamento da obra do novo Fórum da Comarca de Rosário Oeste. O presidente do TJ, desembargador Rubens de Oliveira Santos Filho, liderou a equipe e atestou que aproximadamente 75% do empreendimento já foi construído. "As obras estão com andamento regular. Conferimos a qualidade do serviço. Parece-me que será possível manter a expectativa de inaugurarmos em outubro o novo fórum, para que a sociedade receba logo este prédio completamente equipado e em pleno funcionamento", afirmou o presidente Rubens de Oliveira.
Representantes do Judiciário de Rosário Oeste também acompanharam a vistoria feita pelo Tribunal de Justiça. O juiz da Comarca, Ângelo Judai Junior, afirmou que a sociedade será a principal beneficiada com o novo fórum. "Nós temos um acervo de 6,5 mil processos atualmente. Sem dúvida, obra melhora o atendimento ao jurisdicionado porque o espaço que temos no fórum atual é muito pequeno", ressaltou o juiz.
A promotora de Rosário Oeste, Ana Carolina Rodrigues Alves Fernandes, comentou que a obra é muito importante porque o atual prédio não comporta o atendimento na comarca, principalmente durante sessões do Tribunal do Júri. "É importante a sala do Júri da forma ampla como foi definida. Isso porque em Rosário Oeste, diferente de outras comarcas, as pessoas acompanham os julgamentos. Elas se interessam pela vida em sociedade", destacou a promotora.
A empresa vencedora da concorrência, realizada em 2011, garantiu que a obra deve ser entregue dentro do prazo contratual, que prevê a finalização da construção no dia 20 de outubro. A obra está orçada em R$ 1,7 milhão e teve início no final do ano passado. Além da construção do Fórum de Rosário Oeste, as comarcas de Cáceres e Barra do Garças também contam com obras em adiantado andamento de edificação de novas sedes.